As montadoras tentam manter um clima de otimismo durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Apesar de as vendas de automóveis registrarem queda em relação ao ano passado, várias participantes ressaltaram a importância do mercado local e a expectativa de crescimento. E, para driblar essa retração, o que se vê é uma aposta quase generalizada no segmento de utilitários-esportivos compactos. Muitos dos lançamentos do Salão fazem parte dessa categoria. E não é por acaso: segundo a Jeep, 18% dos veículos vendidos no mundo são SUVs. No Brasil cai para 8%. A ideia, assim, é entrar em um nicho com potencial de mercado.
Com base nesses números, a própria Jeep foi responsável por um dos maiores destaques da mostra, ao apresentar o Renegade, um SUV compacto que será produzido em Goiana (PE) a partir do ano que vem. Ele chegará em três versões: Sport, Longitude e Trailhawk. Todas poderão ser equipadas com um motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, inédito no segmento, associado a um câmbio automático de nove marchas. Também haverá opção de motor flex, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades ou automática de seis. Os preços ainda não foram revelados.
A Nissan também aproveitou o evento paulista para mostrar um veículo da categoria: o Kicks Concept, que, por enquanto, ainda é um protótipo, mas que servirá de base para o desenvolvimento de um modelo inédito, cuja produção deverá ocorrer no Brasil.
Entre os SUVs compactos mais aguardados do mercado, está o Honda HR-V, também chamado de Vezel em outros mercados. Ele será fabricado em Sumaré (SP) e chegará às lojas no primeiro trimestre do ano que vem, com motor 1.8 16V e câmbio automático CVT.
Outra que aposta no segmento é a Peugeot, que apresentou o 2008. Ainda não há informações técnicas nem comerciais sobre o modelo, mas garante que ele estará nas ruas já a partir do primeiro semestre de 2015.
Pioneiras
Duas montadoras ainda pretendem investir em novo segmento, com picapes posicionadas entre as atuais compactas e as médias. Uma das competidoras será desenvolvida pela Fiat, com base no protótipo Fiat Concept Adventure 4 (FCC4).
A concorrente dos italianos é a Renault, com a Duster Oroch. Embora também esteja em fase conceitual, seu projeto parece mais próximo ao de um veículo de produção que a rival.
Além dos utilitários-eportivos e das picapes, destacaram-se no Salão de São Paulo as versões aventureiras. A Chevrolet lançou a Spin Activ, que traz suspensão elevada e estepe fixado na traseira, mas tem lugar para apenas cinco pessoas.
Já a Volkswagen mostrou três modelos da linha Cross: CrossUp!, CrossFox e SpaceCross. O primeiro é inédito, enquanto os dois últimos são reestilizações.
A Renault exibe em seu estande a versão Stepway do Sandero – que já está à venda –, com visual off-road e suspensão elevada.
Nacionalizados
A Audi aproveitou o salão para confirmar que o Audi A3 Sedan nacional terá motor flex. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) em meados de 2015. Pouco depois, em 2016, será a vez do Q3 ser produzido no país. A marca ainda confirmou o lançamento no Brasil do A3 Sportback E-Tron, com propulsão híbrida, também no ano que vem. Mas o maior destaque da marca alemã é o TT Roadster: o modelo é rápido, graças ao motor de 230 cv de potência, mas não chega às lojas de imediato.
A Nissan também apresentou o sedã Versa, com novo visual, e que será feito pela marca em sua planta industrial de Porto Real (RJ)
A Mercedes-Benz também exibiu os futuros nacionais Classe C e GLA.
Reestilizados
A Fiat exibe o Bravo, com discretas mudanças na frente e no interior. O mesmo aconteceu com o Renault Fluence, o Chevrolet Cruze e o VW Jetta.
O jornalista viajou a convite da Anfavea