Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Privacidade

Noivos querem convidados offline durante o casamento

Moda é confiscar smartphones e câmeras para evitar que cerimônia vá parar nas redes sociais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Casamento do Ganso
Casamento do jogador Ganso teve imagens publicadas durante a cerimônia
PUBLICADO EM 15/06/13 - 03h00

Nova York, EUA. Nada de postar fotos da noiva entrando na igreja. Nos Estados Unidos, a nova moda dos casamentos é pedir, lembrar ou até exigir que os convidados se desapeguem das tecnologias durante o evento. A prática já é comum entre as celebridades, na tentativa de preservar a intimidade do momento. Mas, agora, tem se espalhado para os casais de gente “normal”, que, cada vez mais, têm tratado seus próprios convidados como papparazzi, confiscando seus smartphones e suas câmeras e até jogando-os fora se violarem o anúncio feito pelo padrinho do altar sobre não postar fotos nas redes sociais.

Michael, que pediu para não ter o sobrenome revelado, foi um dos que aderiram à nova moda. Ele explica que fez a escolha porque queria os convidados realmente presentes na cerimônia e, juntamente com a noiva, deixou sua exigência explícita antecipadamente no convite.

“Faz-se um casamento para ter as pessoas testemunhando o momento. Como elas podem fazer isso se nem escutam o ‘na alegria e na tristeza, na saúde e na doença’ que você diz porque estão ocupadas demais tirando fotos?”, questiona.

O planejador de eventos de luxo Bryan Rafanelli, que já atendeu clientes como a filha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, Chelsea Clinton, e o ator Matt Damon, afirma que a tendência de pedir que as pessoas entreguem seus celulares começou há cerca de cinco anos, primeiro entre as celebridades, que queriam privacidade. “Mas, quando contamos a nossos clientes não famosos que isso funcionou, eles ficaram animados. Esse tipo de tratamento dos convidados faz que eles se sintam especiais”, conta.

Justificativa. Além do fato de ter os convidados inteiramente presentes durante a cerimônia, há outros motivos que justificam a escolha dos noivos de manter offline o público do casamento. Um deles é o temor de estragar a surpresa do vestido para o noivo. A fotógrafa de casamentos Corey Ann Balzowich conta que já teve problemas com damas de honra entusiasmadas. “Houve uma que postou foto da amiga se arrumando antes do casamento. O noivo estava online no Facebook e viu a noiva quase pronta antes da hora”, relata.

Outro problema evitado com a proibição da postagem de fotos é o de ciúmes. Não permitindo a veiculação de imagens do casamento, não há risco de um parente que não foi convidado descobrir que o outro foi e ficar magoado, por exemplo.

A autora do livro “A Practical Wedding” (ou “Um Casamento Prático”, em livre tradução), Meg Keene, afirma não achar realista banir todas as fotos, mas é perfeitamente razoável pedir que os convidados não as postem nas redes sociais. “Você não quer que todos aqueles amigos que você não pode convidar se sintam mal. Trata-se menos de ser controlador e mais de lembrar as pessoas de serem corteses”, opina.

Traduzido por Raquel Sodré

O que achou deste artigo?
Fechar

Privacidade

Noivos querem convidados offline durante o casamento
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (4)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter