Dados

Pesquisas: mulheres dirigem melhor que homens 

Estudos revelaram que elas se envolvem menos em acidentes e causam menos estragos nos carros


Publicado em 02 de setembro de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Um estudo que avaliou o desempenho de 50 motoristas ao volante, além de observar outros 200 que passavam por um dos principais cruzamentos do Reino Unido concluiu: as mulheres são mais cuidadosas na direção do que os homens.

Em um total de 30, elas somaram 23,6 pontos, contra 19,8 deles. A pesquisa foi feita pela seguradora britânica Privilege, que usará os dados como um dos critérios na hora de definir o valor do seguro. Segundo os pesquisadores, as mulheres tendem a ter uma maior atenção ao limites de velocidade e às regras de trânsito. Em entrevista ao portal Folha.com, um profissional de uma seguradora afirmou ainda que o valor pago pelos homens pelos reparos nos veículos, é, em média, 15% maior. Isso porque, apesar de o número de ocorrência ser semelhante entre homens e mulheres, o custo dos sinistros provocados por eles costuma ser 28% mais alto do que os provocados pelas motoristas.

Além disso, há uma pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, USP, que mostrou que 92% dos acidentes envolvendo direção e bebidas alcoólicas é causado pelos homens. Para esse estudo, os pesquisadores coletaram dados do Hospital Público Universitário de Uberlândia, em Minas Gerais.

Em 2012, a locadora de carros britânica Carrentals já tinha chegado a conclusões semelhantes. O estudo encomendado pela empresa constituiu em entrevistas com 700 motoristas. Entre elas, 57% afirmaram já terem se envolvido em acidentes, contra 44% das mulheres. Na faixa acima dos 65 anos, um dado interessante: o percentual de homens com acidentes aumenta para 60%, enquanto o de mulheres cai para 30%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!