Ao longo de sua história, a Aprilia teve forte presença nos campeonatos de duas rodas. Tanto dentro quanto fora das pistas. Sua trajetória desde 1945, ano de sua fundação, traduz-se num recorde de 54 títulos mundiais, entre os quais estão três competições do World Superbike dos anos 2010, 2012 e 2014. Para participar desse campeonato, a marca de Noale – no norte da Itália – precisou criar uma versão de rua da RSV4, a Tuono V4. Essa opção mais calma de sua supermoto vem com guidom mais alto, carenagem menor e motor menos potente: um produto de um segmento de motos chamado Street Fighter.
Para o modelo 2017, tanto a RSV4 quanto a Tuono V4 receberam melhorias importantes nas partes mecânica e eletrônica. São mudanças que as deixam mais rápidas e eficientes. No conjunto mecânico, algumas alterações estão nos pistões, nas molas das válvulas e nos apoios do virabrequim, para tornar as peças mais leves. O motor da Tuono V4 é derivado da RSV4, mas com “apenas” mil cilindradas – a versão de pista tem propulsor de 1.100 cc. Isso significa que, no lugar de produzir os 201 cv da RSV4, a Tuono gera 175 cv. Mas a entrega de potência é realizada de forma mais rápida, e a relação final é mais curta, para passar a sensação de agilidade em velocidades baixas e não chegar a velocidades muito altas. Uma diferença entre o atual modelo 2017 e a geração anterior está no sistema de escape. Agora, ele cumpre os requisitos da norma Euro 5, mas sem prejudicar o som grave característico do motor metálico em V. Além disso, o quadro é fabricado em alumínio e permite o ajuste do braço traseiro e a posição do motor.
A Tuono V4 2017 conta com a quarta geração do sistema APRC (Aprilia's Performance Riding Control). Ele engloba todas as assistências eletrônicas, como controle de tração e ABS – que agora tem função “curva”. Graças a esse novo sistema e ao acelerador eletrônico (cujo sensor está colocado no manete), foi possível configurar três modos de direção que modificam a entrega da potência – Sport, Track e Race.
Como no modelo anterior, a Tuono V4 2017 é oferecida nas versões RR e Factory. As diferenças estão na pintura, nas rodas e na suspensão Öhlins. Em outras palavras, a Factory permanece impecável, enquanto a RR apresenta direção não tão precisa. (Colaboração de Victor Alves/Auto Press)
Moto tem reações ‘explosivas’
A versão testada foi a Tuono RR. De início, com os controles em nível máximo, a moto vai passando a segurança necessária para inspirar confiança de ir retirando pouco a pouco os níveis de controle. Na configuração mais “bruta”, é possível sentir o carácter “explosivo” do motor V4 da Tuono de forma que a roda dianteira chegava a se desprender do chão em algumas acelerações bruscas.
A posição de pilotagem da Tuono parece familiar para quem está acostumado a motos mais voltadas para uso urbano, com o guidão elevado e posição mais cômoda. Mas, graças ao estreito assento e à posição das pedaleiras, é possível se mover bem o corpo para a parte interna da curva para aproveitar melhor a pista.
FOTO: Aprilia/divulgação |
Versão “civilizada” da motocicleta de competição tem carenagem menor e motor menos potente |
Ficha técnica
Potência máxima: 175 cv a 11 mil rpm
Torque máximo: 12,2 kgfm a 9.000 rpm
Suspensão: Dianteira com garfo invertido ajustável e com 120 mm de curso. Traseira monoamortecida fixada ao duplo oscilante de alumínio, ajustável e com 130 mm de curso
Freios: Disco duplo de 320 mm na dianteira e disco simples de 220 mm atrás
Peso seco: 184 kg