O turismo em Toronto bateu recorde em 2017 com 43,7 milhões de visitantes. Pela primeira vez, os pernoites em Toronto, o Canada’s Downtown, superaram a marca de 15 milhões (15,5 milhões). O número somou-se aos 28.2 milhões de viajantes que permaneceram um dia, que gastaram CAD$ 8,8 bilhões na cidade - o maior resultado já gerado pela indústria de turismo na região. Em comparação a 2016, este total representa mais de CAD$ 700 milhões em quartos de hotel reservados, atrações vistas e experiências gastronômicas.
Outro marco do ano foi o número de visitantes internacionais, que superaram, pela primeira vez, os 5 milhões de pessoas. Pelo sétimo ano consecutivo, as visitas a partir dos EUA também aumentaram, com Toronto recebendo quase 3 milhões de turistas norte-americanos, que pernoitaram e injetaram na cidade CAD$ 1,8 bilhão. Um adicional de 2,1 milhões de visitantes que pernoitaram em Toronto chegaram dos mercados internacionais, liderados por China (319 mil) e Reino Unido (263 mil). Pela primeira vez, os gastos dos turistas estrangeiros somaram mais de CAD$ 2 bilhões, representando um aumento de CAD$ 231 milhões em relação aos gastos de 2016.
No fim de 2016, o Canadá deixou de exigir visto para os viajantes do México, e a iniciativa resultou em um crescimento de 72 % no número de visitantes mexicanos em apenas um ano.
“Os viajantes do mundo estão cada vez mais vendo Toronto como um destino urbano emocionante, e estamos confirmando isso com um número recorde de visitantes e de gastos feitos pelos turistas,” comemorou o presidente e CEO do Tourism Toronto, Johanne Bélanger. “A campanha que lançamos no ano passado explora essa sensação de entusiasmo e confiança. O vídeo da campanha - "The Views are Different Here" – já foi visto quase 43 milhões de vezes.
Os viajantes canadenses continuam visitando Toronto mais do que qualquer outra cidade do país. Toronto recebeu 10,4 milhões de visitantes domésticos, que gastaram CAD$ 2,6 bilhões em 2017. Os canadenses também compõem a maioria dos visitantes que fica um dia na região de Toronto
Hotelaria e eventos
Os hotéis da região de Toronto venderam 10,1 milhões de noites no ano passado, mantendo uma taxa de ocupação média de 76.1% em 2017.
No ano passado, também foram realizados grandes eventos na região, com campeonatos multiesportivos como os Jogos Invictus e os Jogos Indígenas da América do Norte – utilizando a infraestrutura construída para os Pan Am e Parapan Am Games realizados em 2015. Como hub do Canadá para inovação, tecnologia, finanças e negócios, Toronto também viu empresas e organizações levarem suas conferências e eventos para o Canada’s Downtown.
Em 2017, a região sediou 951 reuniões e eventos, que levaram 400 mil delegados para a cidade e geraram gastos de CAD$ 634 milhões. Ao mesmo tempo, o Tourism Toronto e seus parceiros reservaram 934 novas reuniões e eventos para os próximos anos. Entre esses eventos, está o Amway China, que, em 2020, vai levar para a cidade os seus 10 mil melhores vendedores – essa será a maior delegação de viajantes da China em visita ao Canadá.
“Agora em 2018, podemos aguardar as 24 conferências e eventos em toda a região de Toronto, o maior número que a cidade registrou em um único ano,” disse Bélanger, acrescentando: "Indicadores de crescimento futuros para a economia proveniente de visitantes continuam fortes, e isso beneficia o Canadá, Ontário (a maior região de Toronto) e as 329 mil pessoas que trabalham em indústrias relacionadas ao turismo".