Para regularizar a situação dos feirantes, a Prefeitura Municipal de Contagem (PMC) determinou a organização de um processo licitatório no qual interessados poderão concorrer a vagas no novo espaço da feira. No entanto, por orientação da Procuradoria-Geral do Município de Contagem, foi necessário alterar o edital de licitação nº 01/2017 – SMDU. Com isso, as inscrições que seriam abertas na segunda-feira (19), foram suspensas. De acordo com a PMC, em breve, será divulgado um novo edital com a nova data e horário para o processo.
Desde o dia 20 de janeiro deste ano, a Feira de Artes e Artesanato do Bairro Eldorado funciona em um novo endereço: na avenida João César de Oliveira no trecho entre a Praça do Iria Diniz e o Big Shopping. A transferência foi efetivada com o objetivo de garantir mais segurança, limpeza e conforto aos visitantes, clientes e aos próprios feirantes.
O motivo da alteração não foi divulgado pela prefeitura.
Necessário
No fim de janeiro, o administrador da regional Eldorado, Wellington Silveira, ressaltou que o processo de licitação pretende analisar a documentação e os feirantes terão que provar que são artesãos. Feirantes que já possuem credencial, contudo, saem na frente na competição ganhando um ponto por ano de serviço até o limite de cinco anos.
Na ocasião, Silveira ponderou que muitos dos feirantes que atuavam na feira não vendiam produtos artesanais, comercializando itens industriais. Com licitação, feirantes serão obrigados a passar por uma avaliação. “No começo de 2016, organizamos a feira. Não podemos fugir de arte e artesanato. Grande parte dos produtores compram em São Paulo e vendem industrializados, fugindo a logística. É uma feira de artesanato. Não é espaço para sacoleiros. Queremos devolver a feira as suas características originais”, explicou.