Atualmente o Enem é o principal instrumento de avaliação para acesso à graduação e sua nota é utilizada como critério de entrada no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova é requisito para que o aluno possa usufruir do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Pensando nisso, a Escola Estadual Francisco Firmo de Matos realizou nessa quinta-feira (30), a Gincana do Enem, uma atividade especial para testar de forma lúdica os conhecimentos dos alunos que farão o exame.
Com a iniciativa, a instituição incentiva os estudantes a participarem da prova e proporciona uma preparação adequada para que eles alcancem uma boa classificação. Segundo a diretoria, isso é possível por meio da aplicação do Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), indicador gerencial da Gestão Integrada da Educação (Gide), metodologia aplicada pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG, parceira da escola em consultoria de gestão para a educação desde 2011.
Incentivo
Para a especialista em educação Eliane Fagundes, na escola Francisco Firmo de Matos o trabalho é feito como um conjunto de ações. “Desde o início do ano letivo, a equipe gestora da escola realiza um trabalho de sensibilização nas turmas do 3º ano do ensino médio sobre a importância do Enem. Painéis informativos são elaborados e divulgados nas dependências da escola, o que possibilita aos alunos a obtenção de informações atualizadas sobre o período das provas, incluindo ainda sites que auxiliam nos estudos, cuidados e dicas sobre a avaliação. No período da inscrição, ainda disponibilizamos computadores para que os interessados se inscrevessem”, relata.
“Também criamos outras atividades importantes dentro do plano de ação da escola, incluindo monitoria, simulados, portfólio de atividades e a Gincana do Enem. Os professores têm um papel fundamental, constantemente trabalhando as questões de avaliações anteriores, esclarecendo dúvidas e reforçando os conteúdos que são exigidos no exame em sala de aula, além de incentivarem os alunos a prosseguirem”, destaca Pollyanna Faria, consultora da FDG na escola.
Gabriel Sousa Diniz, 18 anos, é um dos mais entusiasmados e aplicados alunos e sabe exatamente a importância de se dar bem na avaliação para cursar o tão sonhado curso de direito.
“Além de fazer o ensino médio pela manhã, faço pré-vestibular à noite e um cursinho focado no Enem nos fins de semana. Estou 100% voltado para o exame e tenho certeza que vou obter ótimo resultado, pois estou muito bem-preparado”, avalia confiante, com a sabedoria de quem já passou no vestibular para direito no Uni-BH, ficando em 20º lugar no curso, entre 90 vagas.