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Mineiro da Anfavea
Mineiro de Poços de Caldas, Antonio Megale, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esteve em Belo Horizonte na última quarta-feira para um rápido encontro com jornalistas. Na conversa, disse que espera uma guinada no setor nos próximos anos. Ele acredita que o mercado tende a se diluir mais, como ocorre em países mais desenvolvidos, onde dificilmente uma montadora tem mais de 20% de market share. Também crê que os processos de montagem serão bem mais automatizados.
Mineiro da Anfavea II
Antonio Megale, como um bom mineiro, trabalha em silêncio para criar mais oportunidades para o setor. Entre suas apostas está o avanço do Programa de Sustentabilidade Veicular, que consiste em incentivar a renovação da frota brasileira com as montadoras, fomentadas pelo governo, dando carta de crédito para motoristas que entregarem veículos com mais de 25 anos de fabricação. Um grupo de estudo para a viabilidade desse projeto deve se reunir nas próximas semanas. Outra frente é a formatação de uma lei que agiliza a tomada judicial do veículo em caso de inadimplência no financiamento. Quem não pagar as parcelas durante 90 dias seguidos pode ter que entregar o bem entre 90 e 120 dias.
Mineiro da Anfavea III
As vendas de veículos estão melhorando. Em julho, a média diária já está em 8.500 unidades vendidas. Fato que ainda não tinha ocorrido no ano. Até então, essa média tinha atingido no máximo 8.000. Com isso, Antonio Megale acredita que o ano feche com recuo de 19% nas vendas com relação a 2015. Vale lembrar que, no início do ano, as vendas apresentavam recuo superior a 38%. O presidente da Anfavea espera que o mercado melhore em 2017 e volte ao normal em 2018.
BMG UpTech
O Grupo BMG, com uma história de mais 85 anos de atuação em vários setores – o Banco BMG é o mais famoso deles – lançou a BMG UpTech para os empreendedores de start-ups. Para isso, um andar da sede do banco no bairro Lourdes, em Belo Horizonte, foi reservado para a iniciativa. Lá, as start-ups selecionadas pelo BMG poderão trabalhar em seus projetos. “Não chegamos como financiadores, seremos parceiros desses empreendedores, ou seja, ‘corporate ventures’, investindo em seus projetos”, diz o diretor-presidente da BMG UpTech, Rodolfo Santos.
Prêmio Cícero
O jornal O TEMPO – publicação da Sempre Editora – conquistou o Prêmio Mineiro de Excelência Gráfica - Cícero 2016, na categoria Jornais. Essa foi a terceira premiação consecutiva do jornal nessa premiação. O Super Notícia também ficou entre os finalistas. O Prêmio Cícero é uma realização da Abigraf-MG sob a coordenação técnica da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). O exemplar premiado automaticamente está inscrito para concorrer ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica – Fernando Pini, em novembro próximo.
180 títulos de jornais de terceiros são impressos por dia na Sempre Editora, além dos cinco títulos próprios da empresa.
Projeto consolidado
O gerente industrial da Sempre Editora, Guilherme Reis, disse que, além de o jornal O TEMPO ser um projeto consolidado, há um carinho grande pela publicação, por ela ser o primeiro filho da casa. “O estilo do jornal com a diagramação dá um conjunto sóbrio de bom gosto que vai arrecadando os prêmios”, disse Reis.
Globalização da BRF
Em Minas Gerais, a BRF – detentora das marcas Sadia e Perdigão – tem uma das maiores unidades produtoras do país. Ela fica em Uberlândia com o frigorífico com abatedouro e o Centro de Distribuição. Mas não foi sobre os negócios no Estado que o CEO global da companhia, Pedro Faria, veio falar, mas sim sobre o caminho da globalização que a gigante no abate – são 7,5 milhões de aves por dia – vem fazendo. A exposição foi em almoço-palestra no Conexão Empresarial, da VB Comunicação.
Fora do Brasil
O superexecutivo Pedro Faria expôs o tamanho da BRF no Brasil e sua presença no mundo – são 54 plantas no país e 17 unidades no mundo. “Hoje, 60% das vendas e mais de dois terços do faturamento são fora do Brasil”, contou Faria, que quer construir uma marca global. Para isso, elegeu dez mercados que incluem: Golfo, Inglaterra, Turquia, Malásia, China, Japão e Angola, entre outros.
R$ 1,1 bilhão em média é o investimento da BRF em mídia por ano
6.690 funcionários tem a BRF em Uberlândia
9 mi de pintinhos são necessários por dia
Recuperação
Durante o Conexão Empresarial promovido pela VB Comunicação, da esquerda para a direita: da VB, Gustavo César Oliveira; presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr.; fundador do Super Nosso, Euler Nejm; CEO global da BRF, Pedro Faria; da VB, Paulo César Oliveira; e Paulo César Alkimin.
Perguntado se a economia já está se recuperando, o presidente da Federação das Indústrias (Fiemg), Olavo Machado, respondeu que a recuperação é tímida, mas está começando. Se a indústria já está investindo novamente, aí vem uma breve reticência na resposta, e, logo depois, Machado conta que ela está adequando-se ao que tem. “Acho que no ano que vem já retoma”, diz. E os primeiros a voltar mais rapidamente serão os pequenos, além dos setores de alimentos e confecção. Na capacidade instalada, Machado conta que ainda tem muita ociosidade.
Infraestrutura
Ex-presidente da Vale e da Usiminas, o presidente da Vicenza Mineração, Wilson Brumer, disse que em Minas Gerais e no Brasil, de maneira geral, os projetos começam a sair da gaveta. “Isso não quer dizer que eles vão ser implementados, isso vai depender de uma retomada”, adverte. E os investimentos em projetos de infraestrutura, segundo Brumer, vão acontecer se o governo criar regras claras, como a segurança jurídica. “Esses serão os primeiros projetos que vão sair do papel”, disse o especialista.
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