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Mr. Bentô expande atuação com lojas próprias em São Paulo
Loja-modelo de comida japonesa quente foi aberta há um ano e meio em BH com nova proposta
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Quem disse que só de sashimis, sushis e temakis é feita a culinária do Japão? Com a proposta de trazer para o Brasil uma alimentação japonesa quente e saudável, os sócios Alexandre Mukai – filho de japoneses e morador de Belo Horizonte–,Leonardo Soltz e Ronaldo Nunes criaram a Mr. Bentô na capital mineira. “É um novo conceito e um novo modelo de negócios. Trazemos uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada servida em embalagens diferenciadas, como no Japão”, explica Soltz.
Há um ano e meio foi aberta a loja-modelo em Belo Horizonte, que é considerada uma das cidades mais difíceis no país para teste de produtos. Agora, a Mr. Bentô prepara-se para abrir duas unidades próprias em São Paulo já neste segundo semestre. Leonardo Soltz deve avaliar os pontos de vendas na capital paulista ainda nesta semana, e eles devem ser abertos nos Jardins, área nobre de São Paulo, e também na região da avenida Paulista.
Foram investidos R$ 3,5 milhões no modelo de negócios, que exigiu a criação também de uma empresa no Japão. A Mr. Bentô é uma empresa nipo-brasileira que demandou quatro anos de estudos, dez conexões de trabalho Brasil/Japão, serviços de consultorias especializadas e instalação de uma fábrica para produção e manipulação de alimentos na loja-modelo em Belo Horizonte. “Não vendemos apenas comida quente saudável. Trazemos todo o conceito da milenar cultura japonesa para o Brasil”, esclarece Soltz.
A ideia de criar a Mr. Bentô partiu de Alexandre Mukai, que viveu dez anos com a família no Japão. Ele é o CEO da empresa e um apaixonado pela cultura do país oriental. “Quis prestar uma homenagem ao meu pai, e a comida é a melhor forma de fazê-la”, diz Mukai. Ele apresentou a proposta para o amigo Soltz, que topou a empreitada. “Mas tudo foi muito bem planejado e é um modelo de negócio enxuto”, ressalta o sócio Leonardo Soltz.
Franquia. A Mr. Bentô já possui uma franquia em Londrina (PR), cidade que tem a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás de São Paulo. E lá começou com uma história curiosa. Segundo Leonardo Soltz, o franqueado era um consumidor de Belo Horizonte apaixonado pela comida servida na loja e que foi transferido para o interior do Paraná. “Ele quis investir em um novo negócio lá e preencheu toda a filosofia que prezamos: não é só vender comida japonesa, é difundir a cultura do país”, explica ele.
O investimento previsto para abertura de uma franquia da Mr. Bentô é de cerca de R$ 250 mil, e a taxa de franquia é de R$ 60 mil. Segundo Leonardo Soltz, a previsão é abrir mais quatro lojas ainda este ano no Brasil.
O que é
Explicação. O bentô é usado no Japão para designar a refeição em porções servidas em embalagens próprias. Ele é consumido em todo o país e encontrado, por exemplo, em estações de metrô e lojas de conveniência.
Cardápio foi testado por consumidores da capital mineira
O Mr. Bentô tem 30 pratos no cardápio. “Fizemos dez rodadas de degustação com moradores de Belo Horizonte e, dentre 50 opções iniciais, selecionamos as 30 consideradas melhores”, explica Alexandre Mukai.
Não há nada de exótico, segundo ele. Tudo foi adaptado ao paladar brasileiro. São massas e carnes grelhadas produzidas de forma artesanal, com um toque gourmet japonês. “Tudo tem um segredo, claro”, conta Mukai.
Um bentô é composto por proteína, carboidrato, salada, frutas e omelete japonesa. Tudo é balanceado, e a embalagem especial pode ser levada diretamente ao forno de micro-ondas. Isso é uma praticidade para o cliente que, se pedir pelo telefone ou levar a refeição para casa, não precisa de outro vasilhame para esquentá-la. (CD)
Fábrica vai atender franqueados
A fábrica de produção e manipulação de alimentos do Mr. Bentô foi instalada na própria loja-modelo, que fica na avenida do Contorno, no Prado. Ela é capaz de fornecer os insumos aos franqueados e tudo tem a chancela do Japão. Por meio de um processo de ultracongelamento, os alimentos ficam pré-prontos e são finalizados na hora em que o pedido é feito pelo cliente. “Isso confere rapidez no preparo e manutenção das propriedades nutritivas, que é uma das premissas japonesas”, diz Mukai.
Em média, os pratos ficam prontos em menos de dez minutos e o cliente pode optar por consumi-los na loja ou pedir pelo delivery que, por enquanto, é restrito à região Centro-Sul da cidade. (CD)
Grandes números
R$ 3,5 mi foi o investimento total para a criação do Mr. Bentô, incluindo a loja e a fábrica.
R$ 1,5 mi é o investimento estimado para as primeiras duas lojas próprias em São Paulo.
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