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Nasceu forte
O diretor regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em Minas Gerais, Marcelo Veneroso, avaliou positivamente o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), que ocorreu na última quarta-feira, no Congresso Nacional. Já na largada, a Frente contou com a adesão de 271 deputados federais e 18 senadores. Segundo Veneroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, prometeu que nos próximos 30 dias vai rediscutir na Casa uma das maiores dores de cabeça dos industriais: a “reoneração” da folha salarial, proposta pelo governo federal dentro da política de ajuste fiscal.
Números do Setor
380 mil empregos diretos são gerados pela indústria de máquinas e equipamentos
R$ 80 bilhões é o faturamento anual do segmento
US$ 11 bilhões foi o saldo de exportação do segmento em 2014 (recorde da indústria de transformação)
Reforma tributária
Para o diretor da Abimaq, a Frente Parlamentar veio em boa hora, já que o setor tem enfrentado as consequências da falta de isonomia nas regras tributárias. “Os regimes especiais beneficiam alguns setores, por algum tempo, e prejudicam outros. Falta uma política industrial no país”, avalia Veneroso. Entre a agenda da FPMAQ, Veneroso destaca a pesada carga fiscal, a devolução de crédito tributário e a diminuição do custo Brasil.
Oportunidade na ArcelorMittal
Começam hoje e vão até 31 de agosto as inscrições para o programa de Estágio 2016 da Arcelor Mittal. Estão disponíveis 524 vagas distribuídas em 18 cidades de todo o Brasil para estudantes de cursos técnico e superior. Em Minas Gerais, são 30 vagas em Belo Horizonte, 36 em João Monlevade, 12 em Juiz de Fora, quatro em Contagem, além de oportunidades em Carbonita, Dionísio, Martinho Campos e Sabará. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo hotsite http://brasil.arcelormittal.com/estagio2016, no qual o candidato encontrará todas as informações sobre o processo seletivo.
Café exportação
O Villa Café, empresa que produz, beneficia e comercializa cafés especiais, está festejando as exportações da safra 2014/2015. Com uma expectativa de exportar entre 25% e 30% de sua produção, conseguiu que esse número chegasse a 40%. Segundo o diretor executivo do Villa Café, Rafael Duarte, o objetivo é que em 2016 chegue a 50%. Os Estado Unidos estão entre os mercados de atuação. “Vamos aos pontos de venda, marcamos presença, e dá certo”, diz Duarte. Hoje o Villa Café tem 38 funcionários e sete deles trabalham hoje na terra do tio Sam.
Recorde no volume
O relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) sobre as exportações brasileiras de café mostrou que os resultados do ano-safra 2014/2015 (julho a junho) foram recorde histórico em termos de volume, com 36,49 milhões de sacas exportadas. Já a receita registrada no período ficou 28% maior que a da safra 2013/2014. O relatório divulgado no mês passado também mostra que no primeiro semestre de 2015, 77,3% do café exportado foi da variedade arábica, 12,9% de robusta, 9,7% de solúvel e 0,1% de torrado e moído. Durante esse período, os cafés diferenciados (arábica e conilon) tiveram participação de 25,4% nas exportações em termos de volume e de 32,7% na receita cambial.
80 anos
Em 2015, a Embaré, que produz os mais tradicionais caramelos do país, completa 80 anos de vida. Com a sua produção unificada na fábrica de Lagoa da Prata, a Embaré é a sexta maior empresa de lácteos do país. Além de caramelos, produz leite em pó, leite longa vida e manteiga, com a marca Camponesa. No primeiro trimestre de 2015, a Embaré cresceu seu faturamento em mais de 15% e fará este ano, segundo seu presidente, Hamilton Antunes, um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura.
2,1 milhões de litros de leite podem ser processados pela Embaré por dia
Trem da Vale
Há um ano em operação, os novos vagões de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) têm alcançado uma ocupação média de 90% em suas viagens. Cerca de 1 milhão de pessoas viajaram nos últimos 12 meses. Além de clima tranquilo da viagem de trem, o preço da passagem também é uma vantagem: R$ 58 na classe econômica. O mesmo trajeto, de ônibus convencional, sai por algo em torno de R$ 100. O trem parte para o litoral todos os dias, às 7h30, de Belo Horizonte.
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