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Verde Musgo tem mercado de decoração mesmo na crise
Mineira de design de eventos fez 340 festas em 2015 e deve manter o volume neste ano
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Uma profusão de arranjos de flores costuma se equilibrar em jarros gigantes ou pequenos em festas organizadas pela arquiteta Juliana Couto Martins, 50, sendo 25 deles dedicados à Verde Musgo, em Belo Horizonte e no Brasil afora. E nem a crise atual fez o negócio de design de eventos arrefecer. Em 2015, Juliana fez 340 eventos entre casamentos – que representam 60% do volume –, formaturas, festa de 15 anos, corporativo, aniversários e bodas. “Em 2016, também não senti a crise. Aqueles eventos para mil pessoas estão em desuso. Por causa da crise, estão fazendo festas menores, mas não estão deixando de celebrar nem de realizar suas comemorações”, conta.
Sem limites. Com 28 funcionários fixos e cerca de 20 a 30 indiretos contratados por festa, Juliana diz que os valores de uma celebração para os diversos segmentos variam bastante. “Já fiz decoração de casamento de R$ 10 mil a R$ 400 mil, festa corporativa é uma média de R$ 5.000 a R$ 250 mil uma decoração. Festa de 15 anos é um sonho dos pais que podem gastar de R$ 10 mil a R$ 400 mil”, calcula.
Mas Juliana admite que tem festa de casamento que já ultrapassou e muito a cifra dos R$ 400 mil, chegando a R$ 800 mil somente a decoração. “Mas isso inclui todo o mobiliário, piso, tendas, banheiros, é preciso fazer o espaço novamente”, explica a empresária.
Com acervo próprio de mobiliário e peças para festas, Juliana conta que o serviço vai além do designer floral. “Todo ano trago novidades e importo produtos dos Estados Unidos, da Inglaterra e da China. Tenho dois galpões para o acervo”, explica Juliana, referindo-se a lustres de cristal, castiçais, tapetes e peças de prata e murano. Tudo fica guardado num showroom de 2.000 m² e dois galpões de 1.000 m² cada. “O investimento é alto”, diz Juliana.
Excelência
Festa para prefeito eleito de São Paulo
Os arranjos e as peças de decoração da mineira Verde Musgo são presença constante há três anos nos eventos corporativos do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), fundado por João Doria, prefeito eleito de São Paulo.
“Eu entendo de excelência e sou muito exigente, e você entende de excelência”, foi o comentário de Doria ao trabalho de Juliana Couto Martins, que também faz o Conexão Empresarial da VB Comunicação em Tiradentes. “Eu tenho uma entrega de alto padrão e uma relação custo-benefício melhor que os profissionais de São Paulo”, justifica. (HL)
Minientrevista
Juliana Couto Martins, arquiteta e proprietária da Verde Musgo
Quanto gastou para abrir o negócio? Ou foi no peito e na raça que inaugurou a Verde Musgo?
Abri com muita coragem uma loja no bairro Sion, em BH, de 12 m². Os arranjos que eu montava vendiam rapidamente, até que apareceu uma noiva pedindo para eu fazer o buquê – isso foi em 1991. A partir dos dez anos de empresa, a Verde Musgo se solidificou e cresceu com os tempos de exuberância do país, que foram os anos do governo Lula até a crise de 2015.
Qual é a receita de sucesso?
Talento e persistência. Fazer cada entrega como se fosse sua primeira, no máximo do capricho, não achar que o cliente é mais um e surpreendê-lo entregando a mais e superando a expectativa dele.
Como é a montagem?
Depende do porte da festa, mas, geralmente, leva 12 h.
Como é a demanda?
Gasto, no mínimo, um caminhão-baú de flores por semana. (HL)
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