Rica e exitosa biografia tem Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co. Cursou a Fumec e participa do Owners and President Management Program da Harvard Business School, em Boston (EUA). Fundou a Schutz em 1995, e tem mais de 18 anos de experiência em calçados e acessórios. Birman ganhou o prêmio The Vivian Infantino Emerging Talent Award, categoria do respeitado Footwear News Achievement Award.
Alexandre, sempre Belo Horizonte?
Uma sensação muito especial estar com as mineiras, as belo-horizontinas que me ajudaram a fundar a Schutz quando eu tinha 18 anos. E foi há muitos anos...
Schutz e Arezzo & Co. Mesmo com esta crise, a Schutz cresceu. Quais as estratégias?
A Schutz sempre conseguiu se reinventar e manter a liderança em moda, acessórios e calçados. Com três anos, a linha de bolsas já corresponde a mais de 20% das vendas. A estratégia é essa: expansão de novas categorias de produtos.
E o posicionamento da marca?
Posicionamento contínuo nas mídias digitais! A Schutz foi a primeira marca no Brasil a ter conta no Instagram. E, hoje, tem mais de 3,7 milhões de seguidores. Ela tem esse apelo digital muito forte hoje. Há alguns anos, a Schutz iniciou um processo de se internacionalizar, mas ainda está no começo. Além de exportar para diversos países, a Schutz tem duas “flagships” nos Estados Unidos: Nova York e Beverly Hills.
Quer dizer que a Schutz conquistou a América?
É a marca de desejo das principais formadoras de opinião. As irmãs Kardashian, Kate Perry, Britney Spears. Então, com isso tudo junto, uma equipe apaixonada e que entende de moda, a gente consegue bons resultados e continuar encantando as mulheres.
A Schutz é bem contemporânea, reinventa, renova...
Tem uma frase: “Quando uma mulher usa Schutz, ela chega chegando.” Não passa despercebida, está sempre na frente. As pessoas olham para os pés dela e veem bastante design. Cores sempre muito fortes, saltos altos confortáveis. Nunca provei, para ser sincero, mas é o que as consumidoras dizem. Um diferencial muito grande.
É difícil reinventar ainda mais, mas...
Lógico. A operação nos Estados Unidos está embrionária, aprendendo sobre esse mercado tão competitivo. Se Deus quiser, temos muitos frutos para colher. E diversificamos a categoria de bolsas, estamos testando óculos, bijuterias, e nossa intenção é a de continuar diversificando a categoria de produtos da Schutz.
Mas a Schutz está em boas companhias!
Temos dentro da Arezzo & Co. mais quatro marcas: a Arezzo, também fundada em Belo Horizonte pelo meu pai e pelo meu tio em 1972; a marca AnaCapri, que tem uma força muito grande aqui em Belo Horizonte, fundada há dez anos e que vende calçados flats; a Alexandre Birman, que tem como foco o segmento luxo e é distribuída na Zezé Duarte; e, mais recentemente, a marca Fiever, que é a nossa marca muito contemporânea, muito jovem e que tem como base o tênis e será patrocinadora do Rock in Rio.
Edição singular
A direção da Santa Cruz Acabamentos (Adair Rezende, Letícia Rezende e Luana Rezende) recebeu um time de clientes e arquitetos convidados para uma edição especial do projeto Cozinha Inusitada, realizado na Cozinha Funcional - Uma experiência Santa Cruz, ambiente assinado pelas arquitetas Gabriela Azeredo e Patrícia Pires, que recebe uma intensa programação com aulas de gastronomia seguidas de jantares. O cardápio da noite foi assinado pela chef Xanda Fogaça, especialista em alimentação ayurveda.
Adair Rezende, Letícia Rezende, Luana Rezende e Ângela Belém.
Patrícia Pires, Michelle Moyses, Elmo Ballesteros e Gabriela Azeredo.
Jussara Schmidt, Gabriela Azeredo, Fabíola Constantino e Patrícia Pires.
Mira Mundin, Renata Paranhos, Sheila Mundin Poliana Duelli e Fabiano Duelli.
Chef Sérgio Figueiredo, Luana Rezende, Letícia Rezende, Gabriela Braga e Chef Xanda Fogaça.