Nesta e na próxima edição, vamos dedicar nosso espaço para falar da Ferrari, uma lenda que há décadas encanta, instiga e segue fazendo aficionados, verdadeiros discípulos mundo a fora. Os esportivos sempre ocuparam o imaginário de todos que curtem e apreciam os carros velozes, mas a Ferrari vai além, é mística.
O nome da marca do “cavalinho” foi lembrado por ocasião do aniversário de 30 anos da F-40, um dos modelos de maior sucesso já produzido pela Casa de Maranello. Em toda sua vitoriosa trajetória, a Ferrari produziu dezenas de modelos, mas a F-40, em especial, ficou marcada para sempre. Considerada na época uma obra-prima de estilo e engenharia automotiva, além de ter visual marcante, o modelo tinha um poderoso motor V8.
A F-40 foi o último modelo da Ferrari a ser assinado pelo fundador da marca, Enzo Ferrari, que dizia ter encomendado a seus engenheiros o desejo de produzir o melhor carro do mundo. Pouco mais de um ano depois, Enzo faleceu, aos 90 anos. O bólido chamava muita atenção por sua aparência de carro de corrida. A F-40 trazia um motor central-traseiro V8 biturbo, com 484 cv de potência. O superesportivo de tração traseira e com câmbio manual de cinco marchas acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chegava à velocidade máxima de 320 km/h. Até hoje, poucos são os superesportivos que têm um desempenho como esse.
A F-40 celebrou os 40 anos de fundação da marca e foi produzida entre 1987 e 1992. Foram vendidas cerca de 1.300 unidades, e, na época, custava na Europa US$ 400 mil. Atualmente, quem é dono de uma F-40 não costuma pôr o carro à venda. Na Europa, unidades usadas não saem por menos de R$ 2,2 milhões. Mas comentar sobre Ferrari e não abrir espaço para falar de seu criador e de suas conquistas não seria justo. Na verdade é uma mística que envolve o nome Ferrari, com seus esportivos ao alcance de poucos mortais, mas objeto do desejo de milhões em todo o mundo.
Enzo Ferrari é um nome dos mais importantes e conhecidos (se não o mais) do automobilismo mundial. O fundador da marca de automóvel mais famosa do mundo nasceu em Modena, em 18 de fevereiro de 1898. E foi de pai para filho que começou a paixão de Enzo pelos automóveis e por competições. Foi levado por seu pai para assistir às corridas, que naquela época já eram instrumentos de marketing para divulgação das marcas, e uma em especial lhe chamou mais atenção. Ele mesmo citava em suas poucas entrevistas que ficou marcado pela Targa Bologna, vencida à média de 119 km/h pelo Fiat de Felice Nazzaro, no dia 7 de setembro de 1908.
Sempre acompanhado de seu irmão Alberto, o jovem Enzo via despertar ali o interesse do que viria a ser sua trajetória de vida até o dia 14 de agosto de 1988, quando faleceu, sem poder assistir ao ápice da escuderia que criou e que experimentou sua fase áurea nas mãos do ex-piloto alemão Michael Schumacher, hoje em estado vegetativo, depois de um acidente de esqui, e que cravou recordes que permanecem, ainda, imbatíveis. Continua na próxima semana. Até lá!
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