Eleições 2022

Pesquisa DATATEMPO: Mulheres puxam voto em Bolsonaro para baixo

Resultado, porém, não melhora para Lula entre elas, que estão divididas e mais dispostas a anular o voto

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 20 de setembro de 2021 | 09:00
 
 
 
normal

A pesquisa do instituto DATATEMPO para as eleições de 2022 que começamos a divulgar hoje mostra que o eleitorado feminino puxa para baixo as intenções de voto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), embora elas não ampliem a votação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que elas se dividem mais entre outros candidatos e estão mais indecisas do que os homens até aqui.

Entre os que se declaram do sexo feminino, Lula registra 34,7% das intenções de voto, contra 18,6% de Bolsonaro. Já entre quem se declara como do sexo masculino, o petista tem 35,4%, mas Bolsonaro alcança 26,8%. Quem mais se beneficia do percentual menor entre as mulheres obtido por Bolsonaro é Marina Silva (Rede), que tem 2% entre eles e 4,4% entre elas. Os outros candidatos oscilam pouco nos conjuntos do eleitorado masculino e feminino.

Os dados também indicam que elas estão um pouco mais propensas a votar em branco ou nulo (9,9%, contra 6,1% dos homens), e também mais indecisas. O percentual das eleitoras que não sabem dizer quem será seu candidato ou não responderam foi de 7,6%. Entre os homens, o índice foi de 4,4%.

A pesquisa do instituto DATATEMPO realizou 2.025 entrevistas domiciliares entre os dias 9 e 15 de setembro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!