São Paulo. O brasileiro está cortando a alimentação fora de casa, os gastos com lazer, e reduzindo o consumo de itens considerados supérfluos nas compras de supermercado. Mas, ainda que a atual condição financeira esteja impactando diretamente o consumo, a maior parte da população demonstra manter a intenção de compra de roupa e sapato novos. É o que aponta pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o impacto da crise econômica no bolso dos brasileiros.
O levantamento mostra uma piora em relação às expectativas. Para 56% dos brasileiros, a situação da economia vai piorar nos próximos meses. Em março, o percentual de pessimistas era de 47%. Foram ouvidas 605 pessoas das 27 capitais brasileiras entre julho e julho.
A economista-chefe do SPC Brasil e da CNDL, Marcela Kawauti, diz que o reflexo desse pessimismo aparece no consumo das famílias, que neste ano deve registrar a primeira queda desde 2003. A maior parte dos entrevistados (61%) acredita que gastará menos com produtos considerados supérfluos no segundo semestre de 2015 e, segundo a pesquisa, o setor de alimentação deverá ser o mais afetados: 47,7% têm a intenção de cortar os gastos com refeições fora de casa, sobretudo consumidores pertencentes às classes C, D e E (55,7%). “Trata-se de um círculo vicioso: os consumidores compram menos, isso gera queda nas vendas e amplia o desemprego na economia”, explica Marcela Kawauti.
As despesas com lazer estão no topo do corte de gastos: 43,1% pretendem reduzir idas ao cinema e 33,7%, a bares e restaurantes. Também serão cortados itens de menor necessidade, como iogurtes, congelados, carne, leite e bebidas (35,4%).