Violência

Belo Horizonte lidera furtos de carros

Capital é responsável por 39% dos crimes no estado

Por Jonatas Pacheco
Publicado em 12 de abril de 2024 | 05:00
 
 
 
normal

Belo Horizonte lidera o número de furtos de veículos em Minas Gerais, com 9.188 casos em 2023, média de 25 por dia. O município é responsável por quase 39% das 23.571 ocorrências do crime registradas em todo o Estado no ano passado. Com uma população de 2.392.678 pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE, em 2022, a taxa de furtos de veículos na capital é de 384 casos por 100 mil habitantes. Isso coloca BH no topo do ranking mineiro não só em números absolutos, mas também quando se compara a quantidade de furtos ao índice de habitantes. 
 
Na sequência, está Contagem, na região metropolitana, com 303,92 furtos por 100 mil pessoas. O município, que conta com 615.621 pessoas, teve 1.871 veículos furtados em 2023, média de cinco por dia. Na terceira posição, com uma taxa de 234,93, está Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, com 584 furtos no último ano.
 
“Completamente natural (BH apresentar números muito maiores). Na capital está a maior concentração de renda, mais pessoas morando e um fluxo de dinheiro mais intenso. Então as oportunidades para os criminosos também são maiores. Com isso, há mais carros para serem furtados, desmontados e revendidos”, explicou o advogado e criminólogo Jorge Tassi.
 
Uma das alternativas para reduzir o furto de veículos é a Lei do Desmonte (12.977/2014), que tem como objetivo disciplinar a atividade de desmontagem de veículos terrestres. Desde que a legislação foi regulamentada em Minas, em 2016, já houve redução de 31% no índice de furtos – de 34.265, em 2016, para 23.675 em 2019 (antes da pandemia), uma redução de 31%.
 
“Os números mostram que a lei foi benéfica, mas ainda não é suficiente. Ainda existem lojas irregulares, e é preciso que haja uma fiscalização mais constante e até mesmo a criação de certificação de peças, para o usuário saber de onde vem o produto que está comprando”, avaliou Tassi.
 
Projeção
 
De acordo com Jorge Tassi, apesar da alta nos dois últimos anos, o número de furtos deve cair. “A frota de veículos está se renovando, com sistemas de proteção mais avançados. Hoje, os furtos são mais de carros de até 2016”, disse.
 
Entenda
 
A Lei do Desmonte prevê que somente empresas credenciadas podem realizar esse serviço. Em Minas, há cerca de 590 firmas de desmontagem e 236 de comércio de peças e partes de veículos credenciadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
 
A CET-MG e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) atuam conjuntamente nas ações de fiscalização para responsabilização das empresas irregulares.

Aqueles que exercem as atividades em desacordo com a legislação vigente, no caso de condenação em processo administrativo, estão sujeitos a sanções, previstas em Lei. Em casos mais graves, as empresas poderão ter seu credenciamento suspenso ou cassado.

 

Mais casos, maior o seguro

 
Estudo da Minuto Seguros apontou que, em janeiro deste ano, o valor dos seguros dos carros mais vendidos no Brasil ficou até 8,9% mais caro em todo o país, em relação ao ano anterior. Coordenador do site Mercado Mineiro, o economista Feliciano Abreu apontou que os números de furtos e roubos interferem diretamente no valor dos seguros. “Quando as empresas percebem que um tipo de carro é mais visado pelos criminosos, a cobertura desse veículo também tende a aumentar”, afirmou.
 
Apesar do aumento, Feliciano Abreu alerta sobre a importância de contratar o serviço. “Muitas pessoas acabam se afastando por conta do preço, mas é extremamente recomendado que se faça o seguro de veículo. Muitas vezes a vítima tem o carro furtado, nem terminou de pagar as parcelas e precisa se endividar novamente para comprar um novo. Costumo dizer que o seguro é um mal necessário”, concluiu.
 
Onde mora o perigo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!