SEM FESTA

São João del-Rei suspende eventos de Réveillon e Carnaval

Tiradentes também deve optar por não realizar as comemorações neste ano

Por Simon Nascimento
Publicado em 30 de novembro de 2021 | 13:05
 
 
 
normal

São João Del Rei é mais uma cidade mineira a suspender os eventos de Réveillon e Carnaval. A mesma postura deverá ser adotada por cidades vizinhas, como Tiradentes. O cancelamento das comemorações é em virtude da possibilidade de uma nova alta de casos de Covid-19 no Estado, principalmente após o surgimento da variante ômicron. 

De acordo com o prefeito Nivaldo Andrade (PSL), apesar da suspensão dos eventos, a cidade deve receber um fluxo intenso de turistas, como já ocorre tradicionalmente. Ele informou que 95% da população apoia a não realização das festividades.

“Os hotéis da cidade estão ficando cheios e isso vai se manter. O pessoal que vir de fora vai colocar um carro de som, vai estar na rua e a prefeitura não pode impedir essa movimentação. Mas não vamos apoiar a realização de eventos e patrocinar”, disse nesta terça-feira (30). 

Andrade ainda indica que grandes aglomerações geradas no Carnaval, por exemplo, só devem ser retomadas na cidade com o fim da pandemia.

“É muito complicado, porque se a gente decide fazer e dá tudo certo, ok. Mas se alguma coisa fugir do esperado, aumentar o número de contaminados, alguma pessoa morrer, o prefeito que vai pagar o pato”, acrescentou. 

Em Tiradentes, a decisão final será tomada até o final desta semana, garante o prefeito Nilzio Barbosa (MDB). “Ainda vamos nos reunir com o comitê covid, com secretários, mas tudo indica que não vamos ter Réveillon e nem Carnaval”, afirmou. “Nós ainda temos uma preocupação muito grande em relação à pandemia, e não vamos antecipar uma coisa que possa nos prejudicar”, ponderou. 

Cidades históricas devem seguir o movimento 

Está marcada, para o dia 10 de dezembro, uma reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, justamente para definir se os municípios, que têm o turismo como uma das principais fontes de renda, realizarão os eventos de Réveillon e Carnaval.

Prefeito de Itapecerica e presidente da associação, Wirley Reis (Podemos) destaca que não há como organizar um Carnaval, por exemplo, e fiscalizar o cumprimento de medidas sanitárias como uso de máscaras e distanciamento social. 

Na avaliação dele, as comemorações devem ser suspensas. “Com o avanço da vacinação nós entendemos que poderia realizar esses eventos, mas agora é preciso ponderação porque a saúde da população é determinante nesse momento”. Reis acredita, no entanto, que as cidades podem receber turistas, mesmo sem promover aglomerações. 

“Uma alternativa é adotar uma outra vertente do turismo esportivo, que está muito em voga, com várias modalidades esportivas, atividades em hotéis fazendas”, avaliou.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!