Um novo estudo da Webmotors revelou que a procura por veículos automáticos novos registrou um impressionante aumento de 140% entre março de 2023 e o mesmo mês de 2024 em todo o país.

Além disso, as buscas por carros usados com câmbio automático também cresceram consideravelmente, alcançando um aumento de 59% no mesmo período.

Liderança de Ford e Toyota no ranking

No ranking dos veículos mais pesquisados na plataforma, tanto entre os carros automáticos novos quanto entre os seminovos, a Ford Ranger e o Toyota Corolla ocupam as primeiras posições em março de 2024.

Entre os carros automáticos novos mais buscados, destacam-se modelos como o Ram Rampage e o Hyundai Creta, enquanto entre os usados, o Honda Civic e o Jeep Compass figuram entre os mais procurados.

Carros automáticos mais buscados:

Posição Automáticos novos Automáticos usados
Ford Ranger Toyota Corolla
Ram Rampage Honda Civic
Honda HR-V Honda HR-V
Hyundai Creta Jeep Compass
Toyota Corolla VW Jetta
Fiat Fastback BMW 320i
Fiat Toro Chevrolet Cruze
Chery Tiggo 7 PRO Honda Fit
Nissan Kicks Jeep Renegade
10º Jeep Compass Hyundai Creta

Os carros manuais mais buscados

Já entre os carros manuais, a Fiat Strada lidera entre os novos, seguida pela Volkswagen Saveiro, enquanto entre os usados, o Volkswagen Gol e o Chevrolet Onix são os mais buscados.

Esses dados revelam não apenas uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também o cenário em constante evolução do mercado automotivo brasileiro.

Posição Manual novo Manual usado
Fiat Strada VW Gol
VW Saveiro Chevrolet Onix
VW Polo Fiat Palio
Hyundai HB20 Fiat Uno
Fiat Argo Hyundai HB20
Chevrolet Onix Honda Civic
Peugeot 208 VW Fox
Fiat Mobi Fiat Strada
Citroën C3 Ford Ka
10º Renault Kwid Ford Fiesta

Brasileiros buscam mais conforto

Natalia Spigai, CMO da Webmotors, explica que essa crescente preferência pelos carros automáticos reflete a busca por conforto, especialmente em meio aos congestionamentos cada vez mais frequentes nas grandes cidades.

Ela também destaca o aprimoramento dos câmbios automáticos ao longo dos anos e a desmistificação dos custos de manutenção como fatores que contribuíram para essa mudança de preferência.