O resgate de nomes já é uma tradição de décadas na Honda. Para além do aspecto mercadológico, tal prática visa propor motocicletas dentro de conceitos que se revelaram determinantes no passado com o melhor da tecnologia atual. Deste modo, a Honda atende plenamente os anseios dos mais exigentes motociclistas e os conecta a um espírito de sucesso permeado à forte tradição.

Herança da marca

Uma rápida olhada pelo retrovisor exalta como grande exemplo a Africa Twin: surgida na virada dos anos 1980-1990, o modelo imediatamente se colocou como referência máxima em seu segmento. Uma década atrás, a Africa Twin ressurgiu evidenciando esta estratégia da Honda, uma inteligente simbiose entre as tecnologias mais atuais e conceitos de comprovada eficiência.

 XRE 300

Mais recentemente, a Honda XRE 300 Sahara seguiu esta trilha de sucesso, que se repete agora com a XR 300L Tornado. Nome sonoro com passado brilhante, remetendo ao modelo dos anos 2000. A eficiência, solidez e adequação à proposta de motocicleta versátil, capaz de encarar trilhas e ser utilizada no dia a dia deu à Tornado pioneira um consenso favorável, que perdura até os dias de hoje.

Motorização 

A Honda XR 300L Tornado se vale do mesmo motor que equipa a Sahara 300. Trata-se do moderno monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm3, cuja arquitetura privilegia o torque em baixas e médias rotações. Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8 cv (24,3 cv com gasolina). o que representa diferença na ordem de 0,4 cv em relação ao motor que equipa a Sahara 300. Todavia, o torque máximo de 2,74 kgf.m (com etanol, 2,7 kgf.m com gasolina) foi mantido, e surge em regime levemente inferior de rotação.