A Mercedes-Benz confirmou o fim da produção do Classe A hatchback e sedã, encerrando a trajetória de um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã. 

A decisão foi revelada por Markus Schafer, diretor de tecnologia da empresa, e ocorre durante a transição global para SUVs e veículos eletrificados. As últimas unidades do Classe A sairão das linhas de produção em 2026.

No Brasil, o Classe A segue à venda nas concessionárias da marca apenas na versão A 200 AMG Line, por R$ 344.900, equipado com motor a gasolina, de 163 cv dotado de um sistema híbrido leve de 48V. O câmbio é automático de 7 marchas. 

Da revolução ao declínio

Lançado em 1997 como um compacto urbano de 3,57 m, o Classe A quebrou padrões ao adotar tração dianteira e motor transversal – uma novidade para a marca.

A primeira geração, com estilo monovolume, foi produzida no Brasil entre 1999 e 2005 na fábrica de Juiz de Fora (MG), totalizando 64 mil unidades vendidas. Na época, o valor equivalia ao de sedãs premium como o Chevrolet Vectra.

Importância histórica no Brasil

Neste período de seis anos de fabricação, o primeiro Classe A foi crucial para tornar mais conhecida a marca alemã no Brasil, competindo com Audi A3 e BMW Série 1, rivais do modelo da Mercedes à época, e que seguem em linha. 

Sua produção local marcou o primeiro Mercedes fabricado fora da Alemanha, um marco na história industrial do Brasil.

Em 2012, a terceira geração transformou o modelo em um hatchback tradicional, mas o alto preço limitou seu apelo no mercado brasileiro.

O que a planta de Juiz de Fora faz hoje?

A planta da Mercedes em Juiz de Fora, que já fabricou o Classe A, hoje dedica-se exclusivamente a soldagem e pintura de todas as cabines de caminhões Mercedes-Benz produzidos no Brasil.

O adeus do Classe A só reflete as tendências mundiais: mesmo na Europa, que ainda são adeptos dos veículos compactos, os hatches representaram só 25% das vendas, contra 45% dos SUVs, segundo dados de 2023.

📲 Fique por dentro das novidades do mundo automotivo! Siga @autotempooficial no Instagram! 🚗💨