A Renault prepara uma ofensiva no aquecido mercado de carros elétricos no Brasil. O alvo é claro: o BYD Dolphin Mini, atual líder de vendas no segmento.

A arma da montadora pode ser a nova geração do Kwid elétrico, que já foi vista em solo nacional e pode ser lançada ainda neste ano.

Embora a marca já comercialize o Kwid E-Tech, a estratégia é subir o nível com seu "irmão" europeu, o Dacia Spring. O modelo, que viria importado da China, promete um pacote mais moderno e competitivo para o mercado brasileiro.

Flagras confirmam chegada iminente

A especulação ganhou força na última semana. O site Autossegredos revelou que as primeiras unidades do que deve ser o novo Renault e-Kwid 2026 já desembarcaram na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR).

Reforçando a estratégia para a América do Sul, o jornalista colombiano Juan Moreno também publicou uma foto do carro sem nenhuma camuflagem rodando em Medellín, na Colômbia, indicando que o lançamento pode ser regional.

Design renovado

O visual é um dos pontos altos. O novo e-Kwid abandona as linhas simples do modelo atual e adota o design arrojado do Dacia Spring 2024, alinhado à identidade visual do novo Duster europeu.

Os faróis, por exemplo, são full LED e integrados à grade frontal, agora mais estreita. Na traseira, as lanternas são mais finas e interligadas, replicando a assinatura luminosa frontal em formato de "Y".

A plataforma não muda, portanto, as dimensões seguem praticamente as mesmas do atual Kwid E-Tech, com 3,73 m de comprimento. A boa notícia é o porta-malas, que cresceu de 290 para 308 litros de capacidade.

Interior mais tecnológico

Por dentro, o acabamento ainda aposta na simplicidade, mas o salto tecnológico é notável. O painel foi completamente redesenhado para abrigar uma central multimídia flutuante de 10 polegadas e um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

Sob o capô, o e-Kwid deve mantar o motor elétrico de 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 26,8 kWh. A autonomia não foi confirmada, mas espera-se algo próximo dos 185 km, no padrão do Inmetro.

Segurança pode ser o diferencial

Para fazer frente ao rival chinês, a expectativa é que a Renault traga o novo e-Kwid com um bom pacote de segurança. 

Na Europa, o Dacia Spring oferece itens do pacote ADAS, como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e reconhecimento de placas de trânsito.