A Ford acaba de virar o jogo das picapes com uma novidade que ninguém esperava: uma Ranger com suspensão esportiva e rebaixada, e que ainda por cima é híbrida plug-in.
Apresentada no Salão de Munique, na Alemanha, a Ford Ranger MS-RT PHEV prova que é possível misturar a robustez de um utilitário com o desempenho e o estilo de um carro de rali.
Ranger com maior torque da história
A Ford Ranger MS-RT PHEV não é só bonita. Ela esbanja força com seus 281 cv de potência. Mas o grande destaque, que a coloca em um patamar exclusivo, é o torque de 71 kgfm, o maior já visto em uma Ranger de produção, superando até mesmo a lendária Ranger Raptor.
A nova e invocada versão da picape une um motor elétrico de 75 kW a um motor a gasolina EcoBoost 2.3 L (turbinado de quatro cilindros) e a uma transmissão automática de 10 velocidades.
A motorização híbrida plug-in permite até 40 km de autonomia em modo 100% elétrico, ideal para o uso urbano diário. A bateria de 11,8 kWh pode ser recarregada tanto em movimento quanto em uma fonte externa. A MS-RT mantém a capacidade de reboque de 3.500 kg e a capacidade de carga de até 1 tonelada.

DNA do rali na suspensão rebaixada
Diferenciando-se pelo visual, a Ranger MS-RT possui uma suspensão rebaixada em 40 mm, com amortecedores recalibrados para melhor desempenho no asfalto.
A largura da bitola foi aumentada em 40 mm de cada lado, resultando em arcos de roda alargados que abrigam rodas de 21 polegadas com pneus de perfil baixo (275/45 R21).
Para completar o pacote aerodinâmico, a MS-RT conta com:
- Para-choque dianteiro com divisor integrado;
- Saias laterais esculpidas;
- Spoiler na tampa traseira em forma de cauda de pato e spoiler na cabine, otimizados por simulações de computador para maior estabilidade em alta velocidade;
- Para-choque traseiro com difusor integrado.
Interior com estilo e tecnologia
Por dentro, a Ranger MS-RT PHEV também chama atenção. A cabine dupla recebe bancos esportivos revestidos em couro ecológico e camurça, com costuras contrastantes em azul.
Os bancos dianteiros contam com apoios laterais e, para um toque de exclusividade, trazem emblemas MS-RT iluminados por LED, que se acendem ao abrir as portas.
A tecnologia também está presente, com um volante esportivo aquecido e uma tela sensível ao toque de 12 polegadas com o sistema SYNC 4A, além de uma série de assistências ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento.
A nova Ford Ranger MS-RT PHEV estará disponível para encomenda nas concessionárias europeias a partir do final de 2025, com as primeiras entregas previstas para 2026. O preço ainda não foi divulgado.