Indenização

23 anos depois, donos de Fiat Tipo incendiados serão ressarcidos

Depois de muita espera, ex-proprietários começam a ser notificados da decisão pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro


Publicado em 25 de março de 2019 | 12:21
 
 
 
normal

O Fiat Tipo foi um dos hatch médios mais vendidos no Brasil entre os anos de 1993 e 1995. Apesar disso, o automóvel enfrentou um grave problema em seu projeto que marcaria para sempre a reputação do carro. Isso porque a mangueira de alta pressão do fluído da direção hidráulica passava muito perto das partes quentes do motor. Com isso, ela derretia e jogava o fluído nestas mesmas partes quentes, levando o automóvel a pegar fogo.

Em abril de 1996, a Fiat começou o recall de 170 mil unidades do veículo. No entanto, muitos deles já haviam sido tomado pelas chamas. Vários proprietários entraram na justiça contra a montadora para serem ressarcidos.

Passados 23 anos, a justiça finalmente deu ganho de causa para os donos de Tipo incendiados. Isso porque uma ação civil pública movida pela Associação de Consumidores de Automóveis e Vítimas de Incêndio do Tipo (Avitipo) contra a montadora acaba de transitar em julgado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Com isso, os proprietários que tiveram prejuízos podem receber o ressarcimento pelas perdas materiais, além do dano moral, mesmo que não faça parte da associação.

Indenização. Para se habilitar à ação é preciso comprovar ter sido proprietário de um Fiat Tipo, seja por meio do documento do veículo ou pelo Registro Nacional de Veículos (Renavam).

Além disso, por meio do Boletim de ocorrência, testemunhas ou fotografias, o consumidor terá de atestar a ocorrência de dano no seu veículo. Os proprietários podem habilitar a ação civil pública ou entrar com ação individual para a execução, juntando a prova do trânsito em julgado.

As informações são do jornal O Globo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!