Lançamento

A picape gigante da americana Ford já está entre nós

Primeiras unidades da F-150 estão sendo entregues aos compradores


Publicado em 02 de maio de 2023 | 13:38
 
 
 
normal

Ela é simplesmente a picape mais vendida do mundo e líder há 41 anos nos EUA, pais que se consome mais produtos assim no planeta. Para uma ideia da grande expectativa com a chegada da F-150 ao Brasil, depois de décadas esperando nosso mercado amadurecer para receber um produto assim com tanto valor agregado, o lote de 500 unidades importados esgotou em cerca de uma hora após a abertura na internet do processo para a compra. Com o lançamento do modelo a montadora do oval azul segue completando a gama de oferta de seus utilitários no país. Começando pela Maverick, que acaba de ganhar motorização híbrida, passando pela nova Ford Ranger, que também está batendo à nossa porta e chega segundo semestre do ano, a Ford passará oferecer um portfólio completo com opções para todos os tipos de consumidores. Para guiar a F-150 basta CNH tipo B.

Campo de Provas

Para conhecer a picape em todos seus detalhes e explorar as muitas capacidades da “bruta”, começando pelos modos de condução, fomos ao interior de São Paulo, mais precisamente em Tatuí, onde a Ford mantem completo campo de provas onde seus engenheiros e pilotos testam, exaustivamente, seus produtos, antes de chegarem ao mercado, Segundo a montadora os principais atributos do novo modelo são seu design, motorização, segurança, conectividade, tecnologia, e as muitas capacidades, on e off road. Nas pistas disponíveis tivemos a oportunidade de acelerar a “gigante”, que é empurrada por um motor Coyote, 5.0 litros, da mesma família do ícone esportivo Mustang, que gera 405 cavalos de potência a 6.000 RPM e torque de 56,7 KGMF a 4.250 RPM, similar ao de um caminhão.

Duas versões

A F-150 está sendo oferecida em duas versões, Lariat e Platinum, ambas equipadas com o mesmo motor e transmissão automática de 10 marchas, tração 4x4, pacote off-road FX4 e oito modos de condução. Em relação à segurança, conta com tecnologias avançadas de assistência ao motorista. O painel 100% digital é de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da B&O e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. A caçamba, líder em capacidade, tem tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED e proteção do tipo “spray-in”, mais durável e resistente.

Nova geração

A F-150 também é a primeira no Brasil a trazer o SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Os sistemas de iluminação e câmeras externas 360º são outras inovações da picape. O modelo traz as atualizações estéticas que são incorporadas às demais picapes da linha. A carroceria de dimensões amplas – com 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura – e volumes bem distribuídos, herdados de outras gerações.

Rodas aro 20”

A frente com capô elevado, a grade ampla e as rodas de 20” calçadas com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20 são elementos que reforçam a sua robustez. O conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas, cria uma assinatura que identifica a picape mesmo em ambientes escuros.

Diferenças

A versão Lariat, com proposta esportiva, possui acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. O aplique metálico na tampa da caçamba traz em destaque o nome da versão, deixando claro tratar-se da série mais requintada do modelo.

Espaço

A cabine é extremamente confortável, tanto para o motorista como para os passageiros, com espaço de sobra e excelente ergonomia especialmente na segunda fileira de bancos. Dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave.

Platinum

A F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante, sendo o único veículo da marca a oferecer essa execução. No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas. Em ambas as versões o sistema de som é da B&O com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.

Tração

O sistema de tração conta com quatro opções para cada situação e tipo de terreno: 4x2, 4x4 High, 4x4 Low e o exclusivo 4x4 A, sob demanda. O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.

Capacidade

A caçamba comporta 1.370 litros e possui a maior capacidade de carga do segmento: 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.

Segurança e conectividade

O conjunto de segurança da F-150 é o mais completo da categoria, a começar pelos oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros). Suas tecnologias de assistência ao motorista incluem: piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos. No painel 100% digital outra exclusividade da picape é a mudanças nas cores e grafismos para representar cada modo de condução.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!