Transporte

Bruto, mas cheio de privilégios para o motorista

Caminhão extrapesado da Mercedes-Benz, Actros 2651 6x4 incorpora novas tecnologias, herdadas dos automóveis de luxo


Publicado em 28 de junho de 2017 | 03:00
 
 
 
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Tradicionalmente, as novas tecnologias automotivas são introduzidas nos carros das marcas de luxo, depois chegam aos “tops” de fabricantes generalistas até atingir os automóveis mais populares. Só depois disso são adaptadas aos veículos comerciais – furgões, vans, ônibus e caminhões. Mas as inovações estão aparecendo cada vez mais rápido no segmento de transporte comercial de cargas e passageiros.

No caso da Mercedes-Benz, houve um atalho nessa disseminação das tecnologias, ao menos no Actros 2651 6x4, que incorpora recursos herdadas dos automóveis de luxo. Um exemplo são os dispositivos de segurança autônomos ou semiautônomos, que são as grandes tendências no segmento de carros de luxo e já estão disponíveis no Actros 2651. Um dos mais interessantes é o assistente ativo de frenagem Active Brake Assist (ABA). Funcionando acima de 60 km/h, ele identifica tanto os obstáculos em movimento à frente do caminhão quanto os que estão parados na via. Quando detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do veículo por meio dos recursos de frenagem. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve a ele o controle total da frenagem.

Também originário dos automóveis de luxo, o sistema de orientação de faixa de rolagem (Lane Guidance System) inclui uma câmera montada no para-brisa que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação. Já o sistema de controle de proximidade (Proximity Control System) é um sensor de radar, localizado no para-choque, que monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância em relação ao que segue à frente, a unidade de controle adéqua a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura para diminuir o risco de eventuais colisões.

Potência extra. Com seu motor diesel OM 460 LA de seis cilindros em linha com 13 litros, de 244,7 kgfm de torque e 510 cv de potência, o Actros 2651 6x4 é o mais possante veículo da marca alemã produzido no Brasil. Os propulsores ficaram menos poluentes, graças às normas impostas pelo Proconve P7, equivalente à regulamentação europeia Euro 5. O câmbio é o automatizado Powershift, de 12 marchas.

Rotina na estrada fica mais fácil para os caminhoneiros

A versão top 2651 6x4 do Actros oferece tecnologias e confortos que fazem da tarefa de dirigir um caminhão extrapesado algo bem diferente do trabalho árduo que isso significava antigamente. Os novos caminhões se tornaram absurdamente mais fáceis de dirigir, mais seguros e mais confortáveis que os modelos fabricados há uma década.

No caso do Actros 2651 6x4, o Top Brake – sistema de freio motor que vai freando o caminhão gradativamente – torna possível fazer longas viagens praticamente sem pisar no pedal do freio. Acima de 60 km/h, o assistente ativo de frenagem identifica os obstáculos à frente do caminhão e, quando detecta uma situação de risco, reduz a velocidade. Se há risco de colisão, ativa um alerta visual e sonoro.

Ainda no aspecto de segurança, o sistema de orientação de faixa de rolagem, que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, também se mostra bem funcional. Um alerta sonoro avisa o motorista quando o veículo sai de sua faixa. Depois, faz uma leve intervenção nos freios e, se necessário, realiza uma frenagem de emergência. Quando pisa no freio, o motorista reassume automaticamente o controle.

A bordo, há novos bancos

No Actros 2651 6x4 avaliado, o interior da cabine Megaespace é alto, e o piso é plano, o que facilita bastante a circulação a bordo – e ainda há uma cama atrás dos assentos para eventual repouso. Os novos e aconchegantes bancos pneumáticos se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, similar aos dos automóveis. Na versão Conforto, diversas regulagens ajudam o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir. Ambas as versões tiveram sua espessura de espuma aumentada em um centímetro em relação aos bancos anteriores e têm cintos de segurança integrados. O painel de instrumentos é bem-resolvido visualmente, e o tacógrafo digital agora é item de série para os caminhões Mercedes-Benz. Felizmente, os veículos pesados não são mais os mesmos.

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