Salão de Paris

De portas abertas para o futuro

Pelos próximos 15 dias, a Cidade-luz será o centro mundial do automóvel; auto show será a vitrine para veículos inéditos, além de conceitos autônomos e elétricos


Publicado em 03 de outubro de 2018 | 03:00
 
 
 
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O mundo automotivo se encontra novamente reunido na França, desta vez, para acompanhar mais uma edição do Mondial de L’Automobile 2018, ou para nós, o Salão do Automóvel de Paris. A mostra abre suas portas ao público nesta quinta (4) e vai até o próximo dia 14. O evento bienal divide as atenções, na Europa – pela dimensão e importância – com o Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que acontece nos anos ímpares. O Salão de Paris registra o recorde como a mostra automobilística mundial mais visitada do mundo. Foi em 2006, quando recebeu 1,4 milhão de visitantes.

Mesmo não sendo o maior, posto que cabe aos alemães, a mostra francesa é, sem dúvida, a mais charmosa e que proporciona ao visitante a possibilidade de conciliar em uma mesma época do ano duas paixões: o automóvel e o visual inebriante da mais bela cidade do mundo. Nesse ano, cerca de 11 mil jornalistas mostram para os quatro cantos da terra as novidades vindas de Paris. O salão é realizado no Porte de Versailles, que reúne em seus oito pavilhões exemplares de automóveis produzidos por mais de 300 expositores de 23 países.

O Super Motor está em Paris e revela nesta edição os destaques da mostra internacional de veículos. Nesse ano, o auto show será marcado pelo grande número de montadoras exibindo veículos elétricos. O que era só uma ideia de futuro da mobilidade é uma realidade cada vez mais evidente.

Veículo-robô

Entre as marcas anfitritriãs em Paris, a Renault tem um dos maiores espaços no salão e exibe em destaque o EZ-Ultimo, um conceito de carro-robô conectado à internet e compartilhável, com motor elétrico e, claro, sem motorista, 100% autônomo. O EZ-Ultimo projeta o como será o futuro dos serviços de transporte individual como Uber, 99, etc. O carro-robô viaja sob demanda, seja para um único trajeto, uma hora ou um dia inteiro.

A bordo do veículo autônomo, o viajante realmente aproveita o percurso em um espaço concebido como se fosse um verdadeiro lounge particular, equipado com todo o conforto e os serviços necessários para relaxar ou se divertir. Equipado com uma tecnologia de condução autônoma de nível 4, o EZ-Ultimo permite vários usos. O robô-veículo é conectado às infraestruturas e adaptado ao uso urbano, em estradas ou em serviço de traslados para levar e trazer passageiros do aeroporto até hotéis, por exemplo.

 

Ford, Volks, FCA e outras marcas são ausências no evento

É de conhecimento geral que, a cada ano, os salões internacionais de automóveis estão perdendo espaço. Por isso, alguns fabricantes estão deixando de investir neste tipo de evento para direcionar verba para outros meios.

Com a edição 2018 do Salão de Paris, não está sendo diferente. Mesmo com toda pomba e circunstância que esta exibida por aqui, na França, montadoras importantes resolveram ficar de fora da festa neste ano. E são marcas que seriam inimagináveis de estarem ausentes como a gigante Volkswagen, a sueca Volvo, a inglesa Mini, a norte-americana Ford e todas as divisões da Fiat-Chrysler Automobiles, a FCA, que inclui também Jeep e Alfa Romeo, por exemplo. Três marcas japonesas também não estão em Paris: Mazda, Mitsubishi e Nissan. Entre as fabricantes de luxo, destaque para a ausência da Bentley. 

As italianas Ferrari e Lamborghini estão representadas somente por concessionários no evento.

 

Renault anuncia o K-ZE, conceito elétrico do Kwid

Em evento de pré-abertura do Salão de Paris, o presidente do Grupo Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, revelou o Renault K-ZE, conceito elétrico do conhecido Kwid, à venda no Brasil. De acordo com o executivo, o modelo será lançado em 2019 e estreará na China, o maior mercado de veículos elétricos do planeta hoje.

Segundo Ghosn, a chegada do Kwid elétrico ao Brasil, a partir de 2021, não está descartada, mas vai depender da política de incentivos do governo para os elétricos. Segundo a Renault, as baterias do K-ZE terão autonomia para rodar até 250 km com uma única carga sendo compatível até com tomadas domésticas. Não foram reveladas as especificações técnicas da inédita versão.

Outra novidade anunciada pela Renault foi as versões híbridas de três modelos da marca à venda na Europa: Clio, Mégane e Captur, com lançamentos previstos para 2020.

 

Irmão maior do Captur tem novo visual

No estande da Renault, outra atração é o renovado SUV Kadjar, o irmão maior do Captur à venda na Europa. Além do visual retocado, o modelo traz como grande novidade o novo motor 1.3 turbo da Renault, feito em parceria com a Mercedes, com potência de 141 cv ou 162 cv, ambos com câmbio manual de seis marchas ou automatizado.

 

Audi destaca o 100% elétrico e-tron

Com desembarque confirmado no Brasil até o fim de 2019, o maior destaque da Audi em Paris é o recém-lançado e-tron. O primeiro carro elétrico em larga escala da marca alemã usa dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos produzem 300 KW o equivalente a 408 cv de potência. A autonomia das baterias é de cerca de 400 km.

O jornalista viajou a convite da Renault

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