Cercado de muita expectativa pelo mercado, o Volkswagen Virtus foi oficialmente lançado ontem no Brasil. O novo sedã médio da marca alemã é praticamente a versão alongada do recém-lançado Polo. Vistos de frente e por dentro, são idênticos. Nas laterais também são iguais, até o fim das portas dianteiras. A coisa só muda mesmo da metade pra trás.
O Virtus é 42,5 cm mais espichado que o Polo e oferece um porta-malas bem maior, com 521 L. Ele é mais amplo que o do Renault Logan, por exemplo, porém menor que o do Chevrolet Cobalt (563 L). O sedã, óbvio, é mais espaçoso que o Polo, graças aos 8,6 cm extras na distância entre-eixos. Quase que imperceptível, o Virtus também é 4 mm mais alto que o hatch.
Além de as portas traseiras serem maiores em relação ao Polo, o Virtus também traz lanternas traseiras grandes e alongadas, que invadem a tampa do porta-malas. Dá para compará-las, por exemplo, com as do novo Audi A3. O para-choque traseiro do sedã é diferente do Polo. O Virtus não usa motor 1.0 aspirado, como o Polo, na versão básica. Na opção de entrada, o Virtus vem equipado com o motor 1.6 MSI, de 117 cv (etanol) e 110 cv (gasolina) e câmbio manual de cinco marchas. As outras duas versões (Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI) são equipadas com o motor 1.0 TSI, turbo, de 128 cv e 20,4 kg fm de torque, sempre combinado com câmbio automático de seis marchas.
Concorrência é grande
Com uma lista de equipamentos e segurança acima da média, o Virtus chega ao mercado pronto para peitar a concorrência. Entre os diferenciais, o novo três volumes da Volks vem com quatro airbags de série, além de controle de estabilidade e de tração nas duas versões mais caras.
Na opção de entrada pintam como principais rivais do Virtus o Hyundai HB20S e o Chevrolet Prisma, atual líder da categoria. Nas versões com motor turno, o novo modelo da Volks tem pela frente a concorrência de modelos como o Honda City e o Chevrolet Cobalt. Além disso, outros dois novos sedãs chegam em breve para engrossar a lista: o Fiat Cronos e o Toyota Yaris.
Equipamentos
1.6 MSI (R$ 59.990). Principais itens de série: Ar-condicionado, computador de bordo, Isofix, rádio AM/FM com MP3 Player e entrada USB, direção, travas e vidros elétricos e quatro airbags.
Comfortline (R$ 73.490). Todos os itens da versão 1.6 MSI e mais: controles de tração e de estabilidade, retrovisores elétricos, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas, volante com ajustes de altura e profundidade, rodas de 15 polegadas e volante multifuncional.
Highline (R$ 79.990). Todos os itens das outras duas versões anteriores, além de acesso sem chave e partida do motor por botão, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital e luzes diurnas em LED.
Opcionais. Controle de estabilidade e de tração faz parte do pacote de opcionais da versão de entrada, que ainda oferece o Connect Pack (R$ 2.950) composto por: central multimídia, volante multifuncional, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15 e sensor de estacionamento.
Se eu quiser tudo? Com todos opcionais e pintura metálica, o Virtus top de linha pode chegar a custar R$ 87.040. Na lista de opcionais da versão Highline, destaque para o painel de instrumentos digital, além dos bancos em couro.