Lançamento

Ele não quer ser outro aventureiro

Honda lança o WR-V, crossover derivado do Fit, mas com personalidade própria; modelo chega em duas versões, com preços que vão de R$ 79,4 mil até R$ 83,4 mil


Publicado em 15 de março de 2017 | 03:00
 
 
 
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Ele não tem concorrentes. É o único crossover (nome dado a automóveis que trazem em sua concepção características de segmentos variados) representante de uma categoria que não tem, ainda, definição. A única certeza é a de que ele está no meio do caminho entre os dois modelos da marca, o Fit e o HR-V. Falamos do novo Honda WR-V, feito a partir do corpo do Fit, mas com alma do irmão, líder neste mercado, o consagrado HR-V.

O motor é o mesmo do monovolume, 1.5 16V flex de 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. Apenas o câmbio automático CVT é oferecido.

Não se pode negar a semelhança com o Fit: a lateral é a mesma, já frente e traseira receberam modificações para garantir personalidade própria ao WR-V. Parte da crítica vai batizá-lo de “Fitão”, mas o WR-V é muito mais que um veículo com apliques plásticos para se parecer com um fora-de-estrada: partes como para-choque, capô e faróis não são as mesmas do irmão Fit.

Objetivamente, o WR-V é um carro para quem quer ter a sensação de dirigir um veículo mais alto e robusto, com a aparência de um SUV, com preço que cabe no bolso dos que não podem comprar o HR-V. Por isso, não deve canibalizar o Fit e ter vida própria dentro da gama de oferta da Honda. Mas isso só o tempo dirá.

São duas as versões oferecidas, EX (R$ 79,4 mil ) e EXL (R$ 83,4 mil).


Conectividade é maior na versão top de linha

Nas duas versões – EX e ELX – o WR-V traz de série um novo sistema de configuração dos bancos que permite diversos posicionamentos de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de 1.000 L. Com os bancos em posição normal, o porta-malas comporta bons 363 L. Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais e laterais e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de estrutura de deformação progressiva e barras de proteção nas portas.

A versão EX traz sistema de áudio com tela de cinco polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player.

No ELX há um sistema multimídia de sete polegadas com GPS, navegador de internet via hotspot, e conectividade via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB. A versão EXL traz ainda airbags laterais do tipo cortina. O WR-V é o primeiro veículo com desenvolvimento liderado pela área de P&D no país e será produzido na fábrica de Sumaré (SP).


Suspensão passou por alterações

Diferente de outros modelos que têm apenas apelo visual, o WR-V, mesmo nascido do irmão Fit, ganhou suspensão exclusiva e adota amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora mais espessa, projetada para diminuir a rolagem da carroceria e garantir estabilidade mesmo com a altura do solo mais elevada. Os subchassis dianteiro e traseiro foram remodelados e são mais robustos. As buchas frontais são mais resistentes, bem como a travessa de suspensão. O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V, mais rígida para proporcionar melhor dirigibilidade.

Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60. Pacote acústico com isoladores instalados em diversos pontos do carro contribui para o silêncio a bordo.

O comprimento cresceu em 1 cm, e o carro mede 4 m, na largura o acréscimo foi de 3,9 cm, indo para 1,73 m. Na altura do solo, em relação ao Fit, o hatch aventureiro está 6,2 cm mais alto e o entre-eixos aumentou 2,5 cm (para 2,55 m).

O jornalista viajou a convite da Honda

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