Avaliação

Honda HRV Touring oferece bom pacote, mas o preço...

SUV compacto japonês mudou no visual, ganhou mais equipamentos e um novo motor turbo; o valor sugerido é de R$ 194 mil reais


Publicado em 08 de maio de 2023 | 18:00
 
 
 
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Desde seu lançamento há 08 anos, o Honda HRV já disse a que veio. Sete meses depois de sua chegada ao mercado tomou a liderança, vale ressaltar que naqueles tempos a oferta de modelos na mesma categoria era bem menor. Mas ele não se fez de rogado e nos últimos anos se manteve em destaque como um dos SUVs mais vendidos. Ano passado ganhou sua terceira geração, que trouxe significativas mudanças, no visual, no conforto, na segurança e na motorização. Avaliamos a versão Touring, topo da linha, que entre outros itens tem como diferença das demais versões de entrada, o motor 1.5 Turbo de 177 cavalos de potência, 24,5 Kgmf de torque e câmbio CVT que simula 07 velocidades.

Design

O SUV compacto japonês recebeu mudanças visuais tanto na dianteira como na traseira e um caimento do teto marca o novo estilo com um toque de “cupê” do novo HRV. A versão avaliada ganhou uma nova grade que o diferencia da opção com motor aspirado, como uma moldura em Black piano. Os faróis são full LED para ambas as opções. Na traseira as duas versões têm lanternas fumê com LED e nas luzes de freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que vai de um lado ao outro da carroceria. Em relação as rodas o aro de 17 polegadas é comum, mas na topo de linha o desenho é diferente.

Perdas e ganhos

A terceira geração do HRV ganhou em muitos aspectos, como na abertura rêmora da tampa traseira, mas perdeu espaço no porta-malas, que tece sua capacidade reduzida para 354 litros, perdendo para os dois rivais diretos, o Jeep Renegade, com seu 385 litros e o Toyota Corolla Cross, vencedor nesta disputa com 440 litros. Em compensação a montadora japonesa é o campeão em modularidades, os assentos se rebatem, tanto para cima quanto para baixo, por completo e aumenta o volume de carga.

Acabamento

A versão com maior valor agregado do HRV traz matérias macios, no painel e em parte das portas, o que não significa que o plástico duro não esteja presente. Um toque de requinte nos bancos, que neste modelo são forrados em couro em tom claro e o do motorista traz ajustes elétricos de distancia, altura e inclinação do encosto.

De série

Desta vez o pacote de segurança e assistência ao condutor, o Honda Sensing, é de série em todas as versões do modelo. O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de forma a evitar  que o condutor desvie a atenção, apple car play e android auto tem conexão sem fio.

Bom de guiar

O HRV 2023 é macio ao rodar e um dos seus pontos altos que sempre foi a dirigibilidade, permanece intocada. Um ponto alto é o baixo consumo, que segundo a fabricante é capaz de registrar média de 11,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina no reservatório.

Em resumo

Uma ótima ideia dos projetistas foi a introdução de um sistema de difusão de ar, que fica nas extremidades do painel e faz com que o ar que sai por ali forme uma cortina muito útil nos vidros laterais dianteiros, desembaça e não deixa com que o calor do sol esquente o interior, uma bela sacada. Depois de receber todas essas mudanças a Honda espera, claro, que o HRV possa reviver os dias de glória do passado, será que consegue? Só o tempo dirá. (RC)

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