É inquestionável que desde que chegou ao mercado há dez anos o HB20 tem agradado e muito. Nem o controverso visual, para alguns, da última restilização, que aconteceu em 2019, foi suficiente para abalar sua aceitação perante aos consumidores. Prova maior e que não pode ser contestada está no volume de vendas do modelo ano deste que foi lançado. Na última década o coreano da Hyundai se manteve entre os cinco modelos de maior participação de mercado, muita vezes como vice-líder, até que em 2021 assumiu a ponta e vem, de forma sustentada, mantendo esta posição. Mas a máxima diz que não se mexe em time que esta ganhando, não se aplica à Hyundai, que investiu em seu compacto e provocou uma mudança visual (principalmente) e de conteúdos de tecnologia e segurança.
Visual
Para conhecer todas essas novidades a Hyundai reuniu a imprensa especializada no circuito Pan-americano, no município paulista de Elias Fausto, próximo à cidade Campinas. De fato, apenas nas dimensões - ainda que pese o fato do “novo” HB20 ter crescido 7,5 cm, – o modelo atual remete ao seu antecessor. Logo no primeiro contato se percebe que foram profundas as alterações na dianteira e traseira. A grade, em preto fosco, é dividida em duas partes separadas por uma barra. Agora os faróis e as lanternas traseiras, que foram completamente modificadas (lembram as que equipam os novos Tucson e Elantra, modelos que não são comercializados por aqui) têm nos modelos topos de gama o conjunto todo em LED, assim como no DRL, luzes diurnas. Os novos para-choques e rodas de 16 polegadas completam as mudanças estéticas.
Por dentro
Apesar do HB20 ter “esticado” as medidas internas não foram alteradas, ou seja, o entre eixo é o mesmo e o compacto segue acomodando quadro adultos com conforto no banco traseiro. Em relação à tecnologia à linha 2023 ganhou boa evolução, o sistema Hyundai Bluelink, que é o reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple Car Play sem fio, motorista e passageiros, foi aprimorado. No painel de instrumentos um novo Cluster, disponível a partir da versão Platinum, totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital não é dual zone, mas automático, com três níveis de intensidade. Destaque, também, para uma nova central multimídia de oito polegadas, que conecta, sem fio, Apple Carplay e Android Auto, além de trazer carregador por indução na versão Platinum Plus.
Condução semiautônoma
Outro ponto que marca a linha 2023 do compacto coreano esta na introdução de tecnologias utilizadas em modelos de maior valor agregado como o controle de cruzeiro ou piloto automático, também disponível para a versão de entrada. Já os modelos de alta gama trazem pacote mais completo, como o assistente de permanência em faixa, aviso e assistente de colisão e ponto cego e sistema de frenagem autônoma. São seis air-bags para todas as versões.
Motorização
Desta vez o antigo propulsor de 1.6 litros saiu de oferta e do atual catálogo fazem parte dois motores, ambos de acordo com as novas exigências do Proconve L7. Ambos são 1.0, um aspirado com 80 c.v e 10,2 kilos de torque e outro turbo com injeção direta de 120 cavalos de potência e 17.5 kgmf de torque. O câmbio pode ser automático de seis marchas, com conversor de torque, ou manual de cinco velocidades.
Ao volante
Nossa reportagem dirigiu a versão Platinum Plus no circuito Pan-americano, que tem um traçado bem diversificado, com uma longa reta e curvas para todos os gostos. Aceleramos forte e o HB20 se comportou equilibrado e com uma tocada macia e segura. O modelo traz controles de tração estabilidade, para um teste mais detalhado será preciso conhecer o comportamento nas ruas, durante o dia a dia.
Em resumo
As mudanças desta vez foram bem mais harmoniosas e o conjunto da obra agradou, o modelo tem tudo para seguir sua trajetória no mercado e com mais equipamentos, mais bonito e com o bom pacote de tecnologia, tem todos os predicados para defender o primeiro lugar em vendas. A pré-venda começa em agosto e as primeiras entregas deverão acontecer ainda no mesmo no mês. A versão com carroceria sedan deverá ser lançada em outubro próximo. (RC)
Confiram os preços de todas as versões do HB20 linha 2023
Sense 1.0: R$ 76.690
Comfort 1.0: R$ 79.990
Limited 1.0: R$ 85.490
Comfort Turbo: R$ 93.790
Comfort Turbo AT6: R$ 99.390
Platinum 1.0 AT: R$ 105.390
Platinum Plus: R$ 114.390