Serviço

Manutenção de ar-condicionado automotivo: dicas para garantir conforto e saúde

Saiba como manter o sistema de ar-condicionado do seu carro em perfeito funcionamento


Publicado em 26 de maio de 2023 | 11:29
 
 
 
normal

Com a chegada do inverno e o menor uso do sistema de ar condicionado de seu carro, é preciso ficar atento para a manutenção, para que quando chegar o verão o sistema esteja funcionando a contento.

Além de ser um acessório que proporciona conforto dentro do habitáculo, oferece a segurança de trafegar com os vidros fechados em um ambiente cada vez mais hostil, perigoso e violento, que vivenciamos dentro dos grandes centros urbanos.

Contudo é muito importante se preocupar com a manutenção do equipamento. Não basta apenas ligar e usar. É necessário ficar atento à reposição de gás e limpeza do filtro, principalmente quando se trata de veículo usado.

A importância da manutenção adequada

Para funcionar bem, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, assim você garante a lubrificação do sistema e evita o ressecamento das peças. Por essa razão, o recomendável instalar equipamentos de qualidade e, sempre que possível, procurar oficinas especializadas para realizar a instalação.

O AUTOTEMPO entrevistou o empresário Luiz Paulo Lamy de Miranda, experiente no assunto e fundador do Pinguim Centro Automotivo, que esclarece todas as principais dúvidas sobre o tema.

Processos de manutenção recomendados

Começando pelos malefícios que um ar condicionado, sem manutenção, pode causar às pessoas, Luiz Paulo explica que este é um assunto muito sério. “São muitos os problemas, começando pelos respiratórios, alergia, renites e asma, além de poder ocasionar alguns problemas nos olhos como inflamação”.

Para evitar que isto venha a acontecer o empresário alerta que é fundamental manter o sistema em perfeito funcionamento. Como a necessária troca frequente do filtro de cabine, fazer a higienização com produtos homologados pelo Ministério da Saúde e manter o interior do veiculo limpo. E como é feita esta manutenção?

“Através de três processos. A limpeza física do sistema, onde desmontamos tudo e lavamos os itens contaminados. A higienização com utilização de geradores de ozônio, oxi-sanitização e higienizar com produtos bactericidas por vaporização. Mas para a eficácia desta operação é necessário à troca do filtro da cabine.”, ressalta Lamy.

Frequência e custos da manutenção

Uma dúvida que sempre acomete os proprietários diz respeito ao espaço de tempo necessário para fazer esta manutenção. O ideal é fazer de forma preventiva a cada 6 meses ou 10 mil km.

Em caso de maus odores é recomendado de imediato. É importante conscientizar da importância da higienização para saúde. Sobre o valor dos serviços o fundador da Pinguim ressalta que “a higienização hoje mais moderna é na base de ôzonio, com troca de filtro de cabine que fica por volta de E$ 200.

Já em caso de uma limpeza mais profunda no sistema os valores podem chegar e ultrapassar os R$ 1.000. Importante salientar que devem ser usados produtos químicos homologados pelo Ministério da Saúde, visto ter no mercado diversos produtos suspeitos e com baixa qualidade, de pouca eficiência. Todo cuidado é pouco na escolha deste prestador de serviço. É sua saúde e dos seus que está em jogo.

Vantagens do ar-condicionado na estrada

Uma dúvida bastante frequente entre os motoristas é sobre dirigir na estrada, se vale a pena ligar o ar-condicionado ou não. Ao utilizar o carro com o ar ligado aumenta o consumo de combustível, isso é fato, no entanto na estrada é uma exceção.

Quando você está dirigindo na estrada com a velocidade maior que 70Km/h, com o vidro aberto, criam-se o chamado “arrasto”, isto é, o vento entra no carro e “segura” o veículo, fazendo com que o motor seja exigido, causando um consumo maior do combustível.

No entanto, se você estiver com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados, você consegue impedir tal fenômeno, criando uma aerodinâmica, isso faz com que o vento passe pelo carro, tornando sua viagem mais econômica.

O compressor do ar-condicionado funciona de uma forma constante, portanto não faz diferença se estiver ligado na potência 1,2,3 ou 4, o consumo será sempre o mesmo. Com estas dicas você poderá usufruir do conforto de dirigir sempre em uma agradável temperatura, independente do calor que está fazendo do lado de fora do seu automóvel.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!