Moto

'Mini' Honda CBR 1000RR Fireblade lançada na Europa a caminho do Brasil

Novas CB 650R e CBR 650R têm mesma plataforma e mecânica, mas têm propostas diferentes


Publicado em 10 de abril de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Foi na última edição do Salão de Motos de Milão, o EICMA 2018, que a Honda apresentou seus novos modelos de 650 cc. A CB 650R e a CBR 650R já chegaram ao mercado europeu para substituir a CB 650F e a CBR 650F, ainda vendidas no Brasil. 

Ambas trocaram a nomenclatura “F”, de “fun”, para “R”, de “racing”, o que é justificado pelo ganho de 7 cv do propulsor dos novos modelos em relação às antecessoras – são 95 cv, contra 88 cv de antes.

Chegam no segundo semestre

A expectativa é de que as novas motos, que já foram registradas por aqui no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, cheguem ao país no próximo semestre.

As novas Honda CB 650R e CBR 650R compartilham a mesma base, mas são diferentes, tanto no estilo quanto na dinâmica de pilotagem. A CB 650R é uma evolução do conceito CB4, mostrado no EICMA 2015.

Além do visual redesenhado, a naked agora tem novas rodas, faróis, garfo invertido de 41 mm (não regulável), monoamortecedor traseiro com regulagem de pré-carga em dez posições, discos de freio flutuantes, controle de tração, ABS, instrumentação em painel de LCD e iluminação full LED. 

O chassi de aço também é novo e está mais rígido e 1,9 kg mais leve – o subchassi é 6 cm mais curto e elevado. Com 202 kg de peso em ordem de marcha, o modelo conseguiu “emagrecer” 6 kg em relação à sua antecessora CB 650F.

Mini Fireblade

Já a esportiva CBR 650R aumenta o caráter esportivo, sendo uma CB 650R carenada. Ela é vendida nas cores vermelho e preto mate.

Quanto à estética, há uma evolução do conceito já visto na Fireblade, com um contraste de cores de bom gosto e um jogo de partes em metal escovado que mistura estilo retrô com detalhes modernos.

Há farol de LED dividido, como na Fireblade, e setas também de LED, que piscam automaticamente em caso de frenagem de emergência.

Motor ronca forte

A potência declarada dos modelos é de 95 cv a 12 mil rpm. Ou seja, em relação à antecessora, houve aumento no regime de giros, já que a zona vermelha está 1.000 rpm acima – antes era de 11 mil giros.

O bloco do motor foi retocado, empregando velas de irídio, dupla tomada de admissão lateral no lugar de uma única central e um silenciador para suavizar o funcionamento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!