Moto

Mistura envolvente

Já nas lojas brasileiras, Ducati Multistrada 1260 une esportividade e tecnologia


Publicado em 14 de novembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

A Ducati gosta de números superlativos – assim como a Audi, que controla a marca italiana desde 2012. E a nova Multistrada 1260, que acaba de chegar às lojas nacionais, é um bom exemplo disso. A aventureira mantém as origens esportivas da fabricante, mas com uma boa dose de tecnologia capaz de impressionar as concorrentes no segmento das maxitrails. O motor é novo, e o modelo traz sensor avançado de monitoramento da pressão dos pneus e o sistema Ducati Quick Shift, já disponível também na Supersport S, lançada em setembro último por aqui, que permite a troca automática de marchas, para cima ou para baixo, sem que seja necessário utilizar a embreagem – mas que só aparece na versão mais cara, a Multistrada 1260 S.

O motor é o mesmo nas duas configurações: um Ducati Testastretta DVT de 1.262 cm³ – o modelo anterior, Multistrada 1200, tinha 1.198 cm³ –, alinhado à legislação do Euro 4. Trata-se, na verdade, do mesmo propulsor bicilíndrico utilizado na XDiavel. O torque é de 13,21 kgfm em 7.500 rpm, mas a Ducati promete 85% dele já disponível a partir de 3.500 giros. Já a potência entregue é de 158 cv em 9.500 rotações, e a refrigeração é a água, com quatro válvulas e duas velas por cilindro. A transmissão é de seis velocidades.

Para melhorar o comportamento dinâmico, a Multistrada 1260 ganha um novo quadro tubular de estrutura em treliça, com o ângulo da coluna de direção planejado para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas. Contribui nessa tarefa o aumento da distância entre-eixos em 56 mm, garantido principalmente pela adoção de um monobraço oscilante 48 mm mais longo, e o sistema de suspensões com um conjunto de forquilha da Kayaba, com hastes invertidas de 48 mm na frente e amortecedor Sachs na traseira. Já a versão S tem suspensões totalmente Sachs, que contam ainda com o sistema Ducati Skyhook Suspension Evolution, que permite o ajuste contínuo do amortecimento de ressalto e compressão. Esse sistema muda a atitude da moto de uma forma ágil, de acordo com as configurações de condução e tipo de viagem.

Há quatro modos de pilotagem na aventureira: Sport, Touring, Urban e Enduro, e a moto traz de série ABS com função “cornering”, que identifica frenagens em curva, controle de tração ajustável em oito níveis e um sistema anti-wheelie – para não empinar –, ajustável também em oito níveis.

Itens extras

Equipamentos. Além dos itens da 1260 ABS, a versão 1260 S traz luzes de assistência em curva, que são em LEDs. O painel também é novo, em TFT e com cinco polegadas. Controle de velocidade de cruzeiro, chave com partida do motor por botão e comandos de punho retroiluminados são de série. A Multistrada 1260 custa R$ 74,9 mil, enquanto a 1260 S, versão mais tecnológica, sai a R$ 84,9 mil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!