Motor show

No Salão de SP, SUVs compactos são tendência de mercado

Com participação pequena no Brasil em relação ao resto do mundo, segmento vira alvo das montadoras


Publicado em 29 de outubro de 2014 | 04:00
 
 
 
normal

As montadoras tentam manter um clima de otimismo durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Apesar de as vendas de automóveis registrarem queda em relação ao ano passado, várias participantes ressaltaram a importância do mercado local e a expectativa de crescimento. E, para driblar essa retração, o que se vê é uma aposta quase generalizada no segmento de utilitários-esportivos compactos. Muitos dos lançamentos do Salão fazem parte dessa categoria. E não é por acaso: segundo a Jeep, 18% dos veículos vendidos no mundo são SUVs. No Brasil cai para 8%. A ideia, assim, é entrar em um nicho com potencial de mercado.

Com base nesses números, a própria Jeep foi responsável por um dos maiores destaques da mostra, ao apresentar o Renegade, um SUV compacto que será produzido em Goiana (PE) a partir do ano que vem. Ele chegará em três versões: Sport, Longitude e Trailhawk. Todas poderão ser equipadas com um motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, inédito no segmento, associado a um câmbio automático de nove marchas. Também haverá opção de motor flex, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades ou automática de seis. Os preços ainda não foram revelados.

A Nissan também aproveitou o evento paulista para mostrar um veículo da categoria: o Kicks Concept, que, por enquanto, ainda é um protótipo, mas que servirá de base para o desenvolvimento de um modelo inédito, cuja produção deverá ocorrer no Brasil.

Entre os SUVs compactos mais aguardados do mercado, está o Honda HR-V, também chamado de Vezel em outros mercados. Ele será fabricado em Sumaré (SP) e chegará às lojas no primeiro trimestre do ano que vem, com motor 1.8 16V e câmbio automático CVT.
Outra que aposta no segmento é a Peugeot, que apresentou o 2008. Ainda não há informações técnicas nem comerciais sobre o modelo, mas garante que ele estará nas ruas já a partir do primeiro semestre de 2015.

Pioneiras

Duas montadoras ainda pretendem investir em novo segmento, com picapes posicionadas entre as atuais compactas e as médias. Uma das competidoras será desenvolvida pela Fiat, com base no protótipo Fiat Concept Adventure 4 (FCC4).

A concorrente dos italianos é a Renault, com a Duster Oroch. Embora também esteja em fase conceitual, seu projeto parece mais próximo ao de um veículo de produção que a rival.

Além dos utilitários-eportivos e das picapes, destacaram-se no Salão de São Paulo as versões aventureiras. A Chevrolet lançou a Spin Activ, que traz suspensão elevada e estepe fixado na traseira, mas tem lugar para apenas cinco pessoas.

Já a Volkswagen mostrou três modelos da linha Cross: CrossUp!, CrossFox e SpaceCross. O primeiro é inédito, enquanto os dois últimos são reestilizações.

A Renault exibe em seu estande a versão Stepway do Sandero – que já está à venda –, com visual off-road e suspensão elevada.

Nacionalizados

A Audi aproveitou o salão para confirmar que o Audi A3 Sedan nacional terá motor flex. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) em meados de 2015. Pouco depois, em 2016, será a vez do Q3 ser produzido no país. A marca ainda confirmou o lançamento no Brasil do A3 Sportback E-Tron, com propulsão híbrida, também no ano que vem. Mas o maior destaque da marca alemã é o TT Roadster: o modelo é rápido, graças ao motor de 230 cv de potência, mas não chega às lojas de imediato.

A Nissan também apresentou o sedã Versa, com novo visual, e que será feito pela marca em sua planta industrial de Porto Real (RJ)

A Mercedes-Benz também exibiu os futuros nacionais Classe C e GLA.

Reestilizados

A Fiat exibe o Bravo, com discretas mudanças na frente e no interior. O mesmo aconteceu com o Renault Fluence, o Chevrolet Cruze e o VW Jetta.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!