Teste

Novo Nissan Sentra: Preço competitivo e design renovado desafia o Toyota Corolla

A versão Exclusive, a top de linha testada pelo Autotempo, oferece uma extensa lista de equipamentos, que chama atenção pelo alto nível de segurança


Publicado em 02 de julho de 2023 | 08:00
 
 
 
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Após dois anos de atraso por conta da pandemia, o novo Nissan Sentra desembarcou no Brasil no começo de 2023 com o visual renovado e mais tecnológico, prometendo incomodar o líder de vendas entre os sedãs médios: o Toyota Corolla. 

Vídeo do teste com o Novo Sentra:

Agora, mais do que nunca, o Nissan Sentra de fato deixou de "ter cara de tiozão", como dizia o jingle da propaganda do modelo lá nos anos 2000. Com linhas fluidas, dianteira alongada e baixa, capô com vincos destacados e iluminação em LED, o sedã exala um desenho moderno.

Na lateral, as rodas de liga aro 17 diamantadas saltam aos olhos. O teto solar elétrico, de série no sedã da Nissan, é outro ponto positivo no carro.

Novo Sentra ganhou linhas mais fluidas e modernas

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Interior com personalidade

O painel apresenta linhas fluidas, saídas de ar redondas e uma central multimídia destacada. O acabamento é elogiável, com materiais de boa qualidade, incluindo revestimento que imita couro de toque macio. Os bancos dianteiros contam com aquecimento, proporcionando conforto adicional.

Interior do Novo Nissan Sentra 2023 Exclusive

A versão Exclusive, a top de linha testada pelo Autotempo, oferece uma extensa lista de equipamentos, incluindo pacote ADAS com frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e câmeras 360°.

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Preços competitivos em relação ao Corolla

O novo Nissan Sentra chegou ao mercado brasileiro com preços atrativos. A versão Advance está disponível por R$ 149.990, enquanto a versão Exclusive sai por R$ 173.290.

Com o único item opcional disponível, o acabamento interno com a cor caramelo, chamado de Interior Premium, o valor do Sentra salta para R$ 174.990. Em suma, o Novo Sentra só não sai mais barato que o Corolla, GLi, a versão de entrada do modelo da Toyota, que custa a partir de R$ 148.990.

Lanternas com desenho mais horizontal invadem a tampa do porta-malas

Mecânica tradicional

O novo Sentra perdeu o motor 2.0 flex e agora é equipado com motor 2.0 aspirado, somente a gasolina. Ele ganhou sistema de injeção direta de gasolina e ficou 11 cv mais forte em relação à geração anterior do sedã.

O propulsor rende até 151 cv de potência e 20 kgfm de torque. A transmissão é automática, do tipo CVT, que traz mais uma novidade: borboletas atrás do volante com simulação de oito marchas, no modo manual.

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Interior do Novo Nissan Sentra 2023 Exclusive

Conforto e boa dirigibilidade

No nosso teste, o Novo Sentra mostrou agilidade de sobra na pista com boas retomadas e acelerações sem vacilos. O consumo de combustível também foi dentro da expectativa. O computador de bordo acusou média de 8,5 km/L, em percurso misto (cidade/estrada).

Um dos pontos altos do Sentra segue sendo a boa oferta de espaço interno e o conforto. A suspensão traseira agora é independente (Multilink) proporcionando mais estabilidade e menos balanço da carroceria na parte de trás do carro.

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Nova geração do Sentra traz faróis em LED e grade frontal menor; detalhes são cromados

O nível de ruído a bordo do sedã também se destaca, com um bom isolamento acústico. Nesta nova geração, a 8ª do Sentra, o porta-malas ficou menor, mas ainda assim continua espaçoso, com 466 L de capacidade.

Pontos negativos do Novo Sentra

O quadro de instrumentos do Novo Sentra não é todo digital, o que virou tendência nos sedãs mais caros aqui no Brasil. O ar-condicionado automático de duas zonas não oferece saída para os bancos de trás.

O mais bizarro no Novo Sentra, que destoa de toda proposta de requinte do Sentra, é a posição do freio de estacionamento. Ele é acionado com o pé, do lado esquerdo do pedal de freio, e me fez lembrar das antigas picapes Ford Ranger, importadas dos EUA. Uma mancada e tanto do ponto de vista da acessibilidade, uma causa que não podemos jamais ignorar.

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Rodas de liga leve aro 17 diamantadas se destacam no visual do sedã

Outra coisa incompreensível no sedã é o comando "one touch" do vidro elétrico, que faz ele subir ou descer com apenas um toque, disponível só na janela do motorista.

A central multimídia com tela de 8 polegadas, além de ser pequena para os padrões atuais, fica ultrapassada por ainda depender de cabo para espelhar o celular no sistema Android Auto ou Apple CarPlay. E aí, outro ponto negativo: o Novo Sentra, mesmo top de linha, não traz carregador sem fio para smartphones. Por quase R$ 180 mil, deveria ter.

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Ficha técnica - Nissan Sentra 2023 Exclusive

  • Motor: 2.0 a gasolina, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas
  • Potência máxima: 151 v a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 20 kgfm a 4.000 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
  • Câmbio: Automático CVT; tração dianteira
  • Suspensão: Dianteira: Independente, McPherson Traseira: Independente, multibraço
  • Consumo (Inmetro): Cidade: 11 km/L - Estrada: 13,9 km/L
  • Roda/pneus: 215/50 R17
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas
  • Peso: 1.405 kg
  • Tamanho: 4,64 (C); 1,81 (L); 1,45 (A); 2,70 (entre-eixos)
  • Porta-malas: 466 L
  • Tanque de combustível: 47 L

 

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