Versão de entrada do sedã compacto da Chevrolet, o Onix Plus LT 1.0 sai das lojas por R$ 85.470 e tem como maior apelo o baixo consumo de combustível e o espaço interno.

A fórmula do modelo está no conjunto mecânico, o eficiente motor aspirado de três cilindros de até 82 cv com 10,6 kgfm de torque, que trabalha acoplado a um câmbio manual de seis marchas, de engates curtos e precisos.

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

No teste do Super Motor, em percurso misto (estrada/cidade), o Onix Plus LT 1.0 fez média de 12 km/L, com etanol. O selo de "carro mais econômico do Brasil" veio do Inmetro. A versão do sedã da Chevrolet é hoje o automóvel à venda no Brasil com as melhores médias de consumo, segundo os testes de homologação realizados pelo instituto.

Outro atributo do Onix Plus LT 1.0 é o amplo porta-malas, de 469 L, capaz de acomodar uma quantidade boa de malas ou de compras. O espaço interno sem dúvida é outro ponto-chave do sedã. Quatro adultos e uma criança viajam sem aperto no modelo básico da Chevrolet.

Racionalidade na medida certa

No pacote de equipamentos de série do Onix Plus LT 1.0 destaque para os seis airbags e a central multimídia MyLink com tela de oito polegadas com entrada USB e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado também está presente, mas é 100% manual.

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

O sedã de entrada oferece ainda vários opcionais, entre eles as rodas de liga leve aro 15, que compunham a unidade avaliada pelo Super Motor, além da partida do motor por botão, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e chave presencial.

Acabamento dentro da média

Por dentro, o acabamento do Onix Plus mais simples é bem arrematado. Os bancos de tecido com costura aparente até que dão um ar de requinte à versão, mas os materiais de plástico rígido predominantes no painel e portas deduram a racionalidade do modelo.

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

No painel de instrumentos, tudo também muito básico. O velocímetro e o conta-giros de fácil leitura são analógicos. De digital mesmo apenas o computador de bordo e o marcador de combustível, lidos por meio de uma arcaica e pequena tela monocromática.

Bom de dirigir

Nada disso, no entanto, compromete a dirigibilidade do Onix Plus LT 1.0, que surpreende o motorista pelo bom nível de conforto e segurança na pista. Apesar da motorização 1.0, o sedã dá conta do recado e mantém um desempenho razoável na pista, seja na cidade ou na estrada.

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

A direção elétrica deixa a condução mais leve e segura. A suspensão do Onix Plus se mostrou bem acertada, filtrando bem os buracos e oferecendo estabilidade, mesmo em curvas mais fechadas. Na hora de estacionar, a câmera de ré ajuda sem dúvida, mas faltam os sensores de estacionamento traseiro, vendidos como acessório pela Chevrolet. 

Com o baixo consumo e espaço de sobra, o Onix Plus LT 1.0 manual pinta hoje como uma das melhores opções para quem trabalha como motorista de táxi ou de aplicativo, por exemplo, ou para famílias que buscam um carro com preço mais em conta. 

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

No mercado hoje, os principais concorrentes do Chevrolet Onix Plus LT 1.0 são: o Fiat Cronos 1.0 flex (R$ 80.490), o VW Voyage 1.0 (R$ 89.950) e o Renault Logan 1.0 (R$ 87.790).

Chevrolet Onix Plus LT 1.0

Motor: Dianteiro, 1.0 flex, três cilindros em linha

Potência máxima: 78cv (gasolina) e de 82cv (etanol) a 6.400 rpm

Torque máximo: 9,6kgfm (gasolina) e de 10,6kgfm (etanol) a 4.100 rpm

Câmbio: Manual de seis marchas

Direção: Elétrica

Suspensão: dianteira independente, do tipo McPherson; traseira semi-independente com eixo de torção

Tamanho: 4,47 m (C); 1,73 m (L); 1,47 m (A); 2,60 m (entre-eixos)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas/pneus: Rodas de liga leve aro 15, pneus 185/65 R15

Consumo (Inmetro): Gasolina: 17,7 km/L (estrada)/ 14,3 km/L (cidade). Etanol: 12,5 km/L (estrada) e 10,1 km/L (cidade)

Porta-malas: 469 L