Cultura automotiva

Opala, uma joia de carro

55 anos do lançamento do Chevrolet Opala: ícone da indústria automotiva brasileira; modelo deixou saudades ao ser descontinuado em 1992


Publicado em 23 de novembro de 2023 | 09:00
 
 
 
normal

No último domingo, 19 de novembro, o lançamento de um ícone da indústria automotiva brasileira, o Chevrolet Opala, completou 55 anos. Aconteceu no distante ano de 1968 e foi o primeiro veículo de passeio da montadora americana, produzido no país.

Campanha publicitária marcante

O título desta matéria é exatamente o slogan usado na campanha publicitária de apresentação do primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora americana no Brasil.

Nome escolhido em concurso interno

Outra curiosidade sobre o modelo é que o nome foi escolhido em um concurso interno onde participaram parte dos milhares de colaboradores da GM. Mas, apesar da chancela contar com a simpatia do corpo diretor da empresa, não foi assim, de uma forma tão espontânea e democrática, a ratificação da alcunha Opala para batizar o carro.

Imprensa não hesitou em publicar o "furo"

A culpa foi atribuída à imprensa que, como sempre, em seu papel de antecipar a notícia, descobriu por meio de fontes na fábrica o que rolava nestes bastidores e não hesitou em publicar. Vale a pena saber na íntegra como aconteceu este imbróglio.

Uma história de boas lembranças

Publicamos, em seguida, parte do material de divulgação (ou press release) distribuído aos jornalistas especializados que cobriam o setor há cinquenta e quatro anos: “Um bom carro precisa também de um bom nome”. É uma questão de imagem, de que nos falem com entusiasmo os peritos em psicologia de vendas.

Escolha de última hora

Ao produzir seu primeiro automóvel de passageiros, a General Motors do Brasil deixou para após solucionadas todas as questões de caráter tecnológico, industrial e comercial, o batismo desse carro. Em janeiro do corrente ano, já em plena escalada final do projeto, o Chevrolet brasileiro ainda estava sem nome.

Batido o martelo, o nome vazou

Em uma reunião a diretoria escolheu o nome oficial e definitivo do carro. Dois anos antes a fábrica realizou uma coleta de sugestões entre seus funcionários. Centenas de  nomes foram classificados e depois de uma cuidadosa triagem restaram apenas seis. Um deles era justamente "Opala". Segundo o material distribuído na ocasião, o nome vazou sendo publicado.

Montadora não confirmava nada

A notícia ganhou coro e na sequência muitos outros jornalistas embarcaram na informação, assinaram embaixo e confirmaram, em seus espaços, que Opala era mesmo o nome escolhido. Mas a montadora não confirmava oficialmente se procedia de fato com o que a imprensa afirmava com a certeza daqueles que formam a opinião.

Pedra preciosa ou junção de palavras?

Opala, além de ter caído no gosto do público, era também o nome de uma pedra preciosa ou uma junção de parte das palavras Opell e Impala.

Sendo assim, não restou alternativa à direção da montadora que confirmou como sendo mesmo Opala o nome daquele que viria ser um verdadeiro ícone em nossa indústria.

Adeus ao Opala

O modelo deixou saudades ao ter sua produção encerrada, em 1992, após serem montadas quase 1 milhão de unidades. Muitas delas, ainda hoje, em excelente estado de conservação e estão supervalorizadas no mercado de antigos.

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!