Protótipo

Renault imagina a F-1 em 2027

Marca francesa apresentou o R.S 2027, o Fórmula 1 do futuro. Carro de corrida conceitual tem motor elétrico de 1.360 cv e vem com função de direção autônoma


Publicado em 20 de abril de 2017 | 15:01
 
 
 
normal

Os designers e engenheiros da Renault revelaram hoje o carro de corrida R.S 2027 Vision Concept. O modelo conceitual representa como a marca francesa imagina ver a Fórmula 1 daqui a dez anos.

O R.S 2027 pesa apenas 600 kg. Parte da carroceria foi criada em uma impressora 3D. O modelo é equipado com um motor elétrico de 1.000 kW (cerca de 1.360 cv). O protótipo é alimentado também por um pequeno motor a combustão e seria movido por baterias cinco vezes mais potentes que as usadas hoje nos carros de F-1.

Tecnologia e segurança

O Vision tem tecnologia de direção autônoma, que assume o comando do carro na iminência de um acidente durante a corrida para diminuir o risco de lesões ao piloto. Outra sacada de segurança do Renault R.S 2027 é a cobertura do cockpit, algo polêmico e que já vem sendo estudado na categoria máxima do automobilismo há alguns anos.

A  tampa da cabine do piloto do R.S 2027 é feita de policarbonato, que é leve e resistente ao fogo e a atritos. O protótipo traz duas barras de titânio que saltam para fora em milisegundos em caso de capotagem do carro. 

Em termos de conectividade, o F-1 do futuro criado pela Renault traz uma tecnologia V2V (Vehicle to Vehicle), uma comunicação entre veículos, que permite aos pilotos saberem exatamente a posição dos competidores na pista. Se isso te espanta, saiba que também é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há anos por várias marcas como Audi, Mercedes, Ford, Chevrolet.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!