Avaliação

SUV discreto, mas com dirigibilidade afiada

Nova geração do Audi Q5 Ambition tem predicados para ganhar fatia do mercado dentro do segmento de modelos premium


Publicado em 20 de dezembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Depois de lançar a segunda geração do Q5 no país, em agosto, a Audi pretende dar mais visibilidade ao modelo. Por enquanto, são 57 unidades mensais emplacadas em seus três primeiros meses de venda. Mas a intenção é melhorar esses números – que já não são nada ruins para um SUV médio-grande de luxo. Para isso, se apoia no vigor e na tecnologia embarcada.

O novo Q5 cresceu sutilmente em relação à geração anterior. São 34 mm a mais no comprimento, 4 mm a mais na altura e 12 mm a mais no entre-eixos, totalizando 4,66 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m – só a largura diminuiu, em 5 mm.

A lista de itens de série da configuração top de linha Ambition contempla sistema de climatização de três zonas, volante multifuncional, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, teto solar panorâmico Open Sky, chave presencial, assistente de estacionamento, luzes internas customizáveis, sensor de luz e chuva, faróis Full LED, lanternas de LEDs com indicação dinâmica e assistente de farol alto.

Também de série é o painel de instrumentos em tela de LCD colorida, chamado pela Audi de “virtual cockpit”. O equipamento, adotado em todos os últimos lançamentos da marca, tem monitor de alta resolução com 12,3 polegadas e é personalizável, mostrando as informações que o condutor deseja em diferentes posições. A central multimídia tem tela de 8,3 polegadas, da linha MMI plus, com um botão rotativo com touch pad integrado, que reconhece letras escritas à mão e alguns gestos, como o de dar zoom. O aparelho conta com controle de voz que reconhece aspectos usados na linguagem coloquial e se conecta à internet.

Entre os pacotes opcionais, o que mais impressiona é o que traz o Traffic Jam Assist, ou assistente para engarrafamentos. Ele é capaz de assumir a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Já o Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda assistente de tráfego reverso e pre sense traseiro, entre outras tecnologias.

Tração integral e motor de 252 cv dão ânimo

O Audi Q5 Ambition Ambition do recebe o mesmo 2.0 de 252 cv presente em todas as outras configurações do modelo. O motor trabalha em excelente sintonia com o câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem e paddle shifts no volante. As trocas são extremamente rápidas, e o carro mostra-se vigoroso já desde a arrancada. Isso porque o bom torque de 37,7 kgfm fica disponível já em 1.600 rpm, garantindo arrancadas, retomadas e ultrapassagens sem esforço.
A sensação que se tem é a de estar a bordo de um sedã esportivo, tamanha a segurança que transmite. Sua vocação familiar e aventureira é inquestionável, mas é difícil não classificá-lo como, de fato, um utilitário-esportivo. Fica até difícil lembrar que se trata de um veículo com praticamente 1.800 kg.

Há diferentes modos de condução, mas o mais instigante é sem dúvida o dynamics, que torna as respostas ainda mais rápidas e eleva o giro do motor antes das trocas de marcha. Nos caminhos de terra, o SUV garante conforto na cabine, mesmo em solos bem irregulares. Fora deles, quando não há a necessidade de tracionar a força para as quatro rodas, o SUV médio adota a tração dianteira.

Espaço e luxo a bordo, mas falta interatividade

O Audi Q5 Ambition traz painéis revestidos com primor e materiais de qualidade. O interior pode ser preto ou cinza, e as portas possuem uma faixa cromada texturizada e materiais emborrachados. Há revestimentos em couro e, de maneira geral, o impacto é positivo. O espaço para pernas e cabeças de todos os ocupantes é generoso, e três adultos conseguem viajar atrás sem apertos. Os bancos parecem abraçar motorista e passageiro, além de disporem de ajustes elétricos.

O porta-malas acomoda entre 550 e 610 L, e é possível ajustar o ângulo de encosto do banco traseiro. Além disso, há boa quantidade de porta-objetos em seu habitáculo. São tantos predicados que contrapõem demais a falta de uma tela sensível ao toque na central MMI. Além de pouco prático, seu funcionamento desconcentra o motorista e dá ao Q5 Ambition, um SUV tão tecnológico, certo ar ultrapassado.


Ficha técnica

Motor. A gasolina, dianteiro, longitudinal, 1,984 L, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbocompressor e duplo sistema de injeção, direta e multiponto.

Potência. 252 cv entre 5.000 e 6.000 mil rpm.

Torque. 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm.

Transmissão. Câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, com tração integral.

Peso. 1.795 kg.

Tanque de combustível. 70 L.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!