Investigação

Tesla desabilita modo que permitia ao motorista jogar videogame ao volante

Montadora foi investigada pelo NHTSA, nos Estados Unidos, e alegou que nenhuma colisão foi relatada enquanto o recurso estava em uso por um ano


Publicado em 01 de junho de 2023 | 18:00
 
 
 
normal

Os reguladores de segurança rodoviária dos EUA encerraram uma investigação sobre a Tesla permitir que videogames sejam jogados em telas de toque centrais enquanto os veículos estão em movimento.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) diz em documentos publicados na última terça-feira (30), que a Tesla desativou o recurso chamado “passenger play” com uma atualização de software online em dezembro de 2021, sob pressão da agência.

A agência disse em documentos que a remoção do “jogo do passageiro” resolveu suas preocupações sobre a direção distraída que poderia ser causada pelo recurso.

A atualização de software cobriu mais de 580.000 veículos dos anos modelo de 2017 a 2022. Um mês após a atualização do software, a Tesla informou que 97% dos veículos a receberam.

A agência disse que abriu a investigação em dezembro de 2021, após receber uma reclamação de um proprietário da Tesla de que jogos poderiam ser jogados pelo motorista enquanto os veículos estivessem em movimento. A investigação foi aberta para avaliar o potencial de distração do motorista.

Ele diz em documentos que a introdução de conteúdo gráfico na linha de visão do motorista que não está relacionado à direção “possui o potencial de adicionar à distração visual e cognitiva do motorista”.

A Tesla respondeu que o recurso foi projetado apenas para uso do passageiro, e que o design não criava um risco irracional de distração do motorista. A empresa disse que nenhuma colisão foi relatada enquanto o recurso estava em uso por um ano.

A NHTSA escreveu em documentos que os dados recebidos da Tesla mostraram que, durante o ano em que o “jogo do passageiro” estava operando, ele estava ativo durante um pequeno número de viagens de veículos.

 A agência não disse quantas viagens, mas escreveu que em cerca de um terço dessas viagens, o recurso foi usado enquanto os veículos estavam em movimento sem ninguém no banco do passageiro.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!