Avaliação

Toro 2022 com motor 1.3 turbo flexível empolga em desempenho e dirigibilidade

Picape da Fiat chega renovada e mudanças pontuais mostram que futura concorrência terá que fazer esforço para tomar a liderança; preço da versão testada começa em R$ 131.890.


Publicado em 07 de junho de 2021 | 05:30
 
 
 
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Contrariando a máxima que diz, “não se mexe em time que está ganhando”, a Fiat conseguiu elevar a percepção de valor em sua picape Toro, investindo naquilo que o consumidor mais almeja nos dias de hoje. A linha 2022 do utilitário que mais se parece um automóvel de passeio em dirigibilidade e conforto ganhou mudanças visuais, um novo interior com muito mais equipamentos em conectividade e um novo motor turbo que entrega ate 185 cavalos quando é o etanol que esta no reservatório. O grande apelo e diferencial da picape está em sua inédita proposta de utilização; por suas dimensões tem as características de uma picape para uso urbano, que serve além do trabalho para o laser. SUPER MOTOR passou uma semana com a Toro, na versão Freedom, que é a intermediária da gama.

As versões de entrada, Endurance, Freedom e Volcano, empurradas pelo novo bloco de 1.3 litros, turboflex, feito de alumínio e com injeção direta, tiveram discretas, mas bem vindas, mudanças no visual dianteiro. Novos vincos no capô deixaram a picape com uma sensação de mais robustez, ficou com visual mais parrudo. A grade nesta versão seguiu sem alteração, mas o logo foi alterado, aumentou de tamanho e passou a ser escrito e cromado, fixado no meio da peça, entre dois frisos que vão de um farol a outro. Destaque para o Flag Fiat, que tem as quatro barrinhas coloridas nas cores da bandeira da Itália que marca o DNA de todos os produtos produzidos pela montadora. No modelo anterior o emblema arredondado e ficava na parte de cima. Ainda na dianteira o conjunto de faróis agora são full led e o DRL, a luz que fica permanentemente acessa, acompanha toda a extensão do conjunto. Na parte traseira a linha 2022 só pode ser identificada como um novo modelo pela plaquinha estampada no canto da tampa da carroceria, identificando o novo motor como Turbo 270, medida do torque medida em Newton- metro. As rodas da unidade testada eram de 17 polegadas com novo grafismo.

Festa no interior

Se por fora as alterações foram até sutis para esta versão intermediária, por dentro não podemos dizer a mesma coisa. O interior foi quase todo renovado. Novo painel com quadro de instrumentos digital com cluster de sete polegadas e configurável. Mais opções para guardar pequenos objetos e até o console central é novo. O ar condicional é dual zone e pode ser controlado na tela central, que no modelo testado tinha 8,4 polegadas, mas pode chegar até 10 polegadas, opcionalmente, se o consumidor se dispuser a pagar mais R$ 3 mil. Mas é o ganho em conectividade que faz a diferença na linha 2022 da picape da Fiat. A conexão agora dispensa o uso de cabo. A nova Toro traz sistema de localização, GPS,  nativo. Portas USB e uma tomada 12 volts também estão disponíveis. A unidade avaliada estava equipada com o pacote plus que agrega bancos em couro, carregador de celular por indução, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor eletrocrômico e serviço de socorro conecte-me.

Segurança

Em relação a segurança a nova Toro embarca muita tecnologia, como o alerta de colisão, aviso de saída de faixa, auxiliar de partida em rampa. ganchos Isofix, os exigidos controles de tração e estabilidade e seis air-bags para todas as versões. Na versão de acabamento Freedom o protetor de caçamba e a capota marítima são de série. O espaço comporta bons 937 litros e a capacidade de carga é de 750 kg, para ter uma ideia do que significa esse volume, a Toyota Hilux, que concorre em uma categoria de tamanho superior, comporta até 1 mil litros. Outro diferencial da Toro frente à sua pares é a tampa da caçamba, dividida em duas parte, faz diferença e foi uma grande sacada no projeto original, é leve e fácil de manusear.

Com a picape Toro nas mãos I

Mudanças externas, principalmente na dianteira, e outras mais significativas internamente, mas é ao volante da picape que é possível sentir a transformação e o ganho em seu desempenho com o acréscimo de fôlego que o novo motor 1.3 turbo, flex, com injeção direta e feita em alumínio proporcionou. A potência máxima de 185 cavalos fala alto na hora de pisar com o pé no pedal direito, o torque de 2,5 kgmf é entregue em baixas rotações e isso confere mais segurança, principalmente no momento das retomadas em ultrapassagens. Outro grande destaque deste propulsor é a suavidade no rodar e o silêncio a bordo, mesmo em giros mais altos ele se comporta com educação e não incomoda.

Com a picape Toro nas mãos II

O câmbio é o automático, com conversor de torque e de seis velocidades, que fez um casamento feliz com este novo bloco com turbo. As aletas na coluna de direção deixam a tocada mais esportiva com a opção de troca de marchas manual. Outra boa novidade é a tecla Sport, que é acionada no painel e permite ajustar para ficar mais firme quando se pretende um desempenho mais arrojado. Disponível, também o TC+, que é o bloqueio eletrônico que atua no diferencial e ajuda a transposição de obstáculos. Em relação a consumo em nosso período com a picape Toro o computador de bordo acusou na cidade, com etanol, média de 6,4 km/l e 7,8 km/l na estrada. Em resumo as mudanças pelas quais passou a linha 2022 da Toro agradam e por certo ajudarão a picape seguir em sua trajetória de sucesso no mercado. (RC)

 

 

 

 

 

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