Lançamento

Toyota RAV4 Plug-In Hybrid chega ao mercado

Modelo combina motor a combustão e dois elétricos; preço não foi divulgado

Por Autotempo
Publicado em 04 de abril de 2024 | 12:20
 
 
 
normal

A Toyota anuncia a chegada ao Brasil do SUV RAV4 Plug-in Hybrid, o modelo tem autonomia de 55 km no modo totalmente elétrico e potência combinada de 306 cv. Os propulsores aliados à transmissão CVT levam o SUV de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos. O conjunto Hybrid Dynamic Force une um motor a combustão de 2.5 litros, com 185 cv e 223 Nm, a dois motores elétricos, o dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Segundo o fabricante alcança uma média estimada de 35 km/l em ambientes urbanos e 30 km/l em percurso rodoviário.

Modos de condução

Possui quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: normal, ECO, EV e Sport, vem equipado carregador portátil convencional 2,3Kw e wallbox de 7,4Kw, que permite a recarga das baterias em 2,5 horas.A tomada está localizada no para-lama traseiro direito, sendo acessível através de uma tampa que trava e destrava automaticamente com a abertura ou fechamento do veículo. O compartimento possui proteção térmica e uma luz indicadora para mostrar quando o carregamento está em andamento ou concluído.

SUV recebe tela de 10,5"

A linha 2024 chega com tela áudio de alta resolução HD de 10,5 polegadas, com conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay, com visualização da câmera de ré traseira com linha guia dinâmica. O computador de bordo tem tela TFT colorida de 12,3 polegadas. O ar-condicionado digital é de duas zonas, e com acionamento remoto, como abertura e fechamento da tampa do porta-malas usando a chave do veículo. Nesta versão híbrida plug-in ainda oferece espelhos retrovisores externos autorretrateis com ajustes elétricos, indicador de direção, e sistema de aquecimento (desembaçador) foot light.

 Safety Sense                                                                                 

O Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) pode ser ajustado em todas as velocidades, com reconhecimento de placas de trânsito e redução de velocidade em curvas. A lista de segurança do veículo inclui ainda sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão presentes Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior e controle de Tração (TRC).

Investimentos

Até 2026, a fabricante investirá R$ 5 bilhões na produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção prevista para 2025, e desenvolverá outro modelo com a mesma tecnologia especialmente para o Brasil. Paralelamente, a montadora realiza no país testes com a tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!