Avaliação

Um francês de alma italiana

Peugeot 208 ganha novo motor T200 e turbina vendas


Publicado em 15 de novembro de 2023 | 12:00
 
 
 
normal

Um dos compactos mais bonitos em oferta no mercado, senão o mais, o Peugeot 208, experimenta nova fase agora que passou ter a opção do novo motor 1.0 turboflex que vitaminou seu desempenho. Este propulsor está acoplado a transmissão CVT e fez com que a vitalidade do francês mudasse da água para o vinho. Autotempo passou dez dias avaliando o modelo na versão intermediária de acabamento, a Style, a única que traz de série as belas rodas de 17 polegadas que saltam aos olhos de tão harmônico ficou o conjunto. Se for esse o “incentivo” que o 208 precisava para deslanchar nas vendas é só esperar para conferir o fechamento de seus números que tem tudo para surpreender.

Peugeot 208 se destaca no visual chama atenção por passa

Não há como negar, o novo Peugeot 208 chama atenção por anda e para, suas linhas diferenciadas aliadas à cor cinza Artense da unidade avaliada, fez muitos transeuntes viraram o pescoço para apreciar a beleza deste “leão”. Começando pelo desenho dos faróis de Led, que se destacam, assim como as luzes diurnas, o DRL, que remete às garras do leão, símbolo que representa a Peugeot. Também a grade com detalhes cromados marcam o desenho na dianteira. Na parte de trás mais personalidade, a versão testada, top de linha, traz um aerofólio com luzes de freio integradas e um aplique preto que une as lanternas faz lembrar o que se vê em um Porsche. Vale lembrar que as luzes do conjunto não são de Led.

Interior com acabamento com materiais de boa qualidade

Uma novidade nesta geração do Peugeot 208 é que chamam atenção é o i-cockpit, quadro de instrumentos digital e também em 3D. São duas telas e por elas o motorista confere autonomia e recursos de assistência como o leitor de placa que ajuda a lembrar qual a velocidade permitida da via. O ar-condicionado é digital, a central multimídia é de dez polegadas, mas requer o uso de fio para estabelecer a conexão com o smartphone, que pode usar o IOS ou o Apple Carplay. Em compensação uma boa solução é um espaço com tampa que serve para guardar o celular e traz carregamento por indução. Na parte de segurança destaque para os quatro air-bags, air-bag de cortina, alerta de colisão, frenagem automática, entre outros.

 O painel conta com acabamento que imita fibra de carbono

O formato do volante, que é menor comparando a outros modelos, ainda se diferencia pela base achatada. O painel com um acabamento que imita fibra de carbono deixou o carro mais refinado, teclas de comando de algumas funções de conveniência e conforto,  lembram as de um piano e já estavam presentes em outros modelos Peugeot, e agora chegaram ao 208. O espaço interno deixa a desejar, mesmo que esta geração tenha tido seu entre eixo aumentado isso não se traduziu em conforto. Para quem viaja na segunda fileira de bancos o espaço é limitado. Na falta de itens de conforto atrás o grande teto solar panorâmico ajuda a amenizar. Outro ponto que merece ressalva, nesta geração o espaço diminui de 285 para 265 litros sua capacidade.

O francês ganhou motor turbo e mais potência

Se o visual e o acabamento já eram pontos positivos no francês, que pecava na utilização do antigo bloco de 1.6 litros aspirado, esse problema não existe mais. Agora o “leão” é empurrado por um motor moderno de três cilindros, de um litro e dotado de turbo compressor, com injeção direta. Este propulsor equipa algumas versões dos Fiat Pulse e Abarth. Vale lembrar que tanto Peugeot e Fiat também estão sob o guarda-chuva da poderosa Stellantis. São 130 cavalos de potência e 20,4 kilos de torque, quando o etanol está no reservatório. O câmbio é do tipo CVT que simula sete velocidades, mas não tem as aletas na coluna de direção. O motorista tem a opção da troca de marchas manual pela alavanca, mas não é a mesma coisa. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!