Lançamento

Volvo venderá no Brasil somente produtos com motores eletrificados

Montadora sueca lançou a versão com motor 100% elétrico do SUV compacto XC 40. Preço durante fase de pré-lançamento é de R$ 389.950, entregas começam em setembro


Publicado em 19 de maio de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

A Volvo apresentou na manhã de ontem, terça-feira (18), o modelo XC 40, um SUV compacto que traz muito valor agregado em tecnologia, conectividade e segurança, que agora passa a contar com a opção de motor 100 % elétrico. A partir deste lançamento, o executivo João Oliveira, diretor geral de operações, inovação e eletrificação da montadora sueca dos modelos Premium, afirma que toda a linha vendida no Brasil terá motor híbrido ou 100% elétrico. A pré-venda foi aberta e a entrega será em setembro. Autonomia média é de 415 km. Para carregar a bateria o tempo médio varia de 7 a 11 horas. Até o fim de 2021 serão 35 postos de abastecimento no estado de Minas Gerais. O preço de R$ 389.950 será praticado durante o tempo em que durar essa ação. Após esse período o valor sobe para R$ 423.950,00. A expectativa é de comercializar 300 unidades até o fim do ano.

Arrancada

Hoje a marca pertence à chinesa Gelly e não poderia viver momento melhor em sua história no Brasil desde que aqui chegou na década, quando se abriu a importação para automóveis estrangeiros. Isso porque em um case de sucesso inédito, até então visto no mercado dos carros de alto valor agregado, os “Premium”, em menos de um ano ganhou duas das mais desejadas posições no ranking de vendas. No meio do ano passado, em junho, em plena pandemia, saiu da quarta colocação, posto cativo durante quase toda sua trajetória no país e desbancou a alemã Audi, a terceira marca em número de comercialização de veículos importados. Naquela altura a dúvida, sobretudo pela pouca diferença de participação entre uma e outra, era se a Volvo sustentaria esta situação até o fim de 2020 e isso se confirmou. Pontuando entre suas pares na eletrificação e não mais oferecendo veículos com motores a combustão, cada vez mais seguirá uma trilha própria e de destaque neste concorrido mercado.

Pioneira

Prova disso está no acumulado de vendas do ano, reunindo todas as marcas presente no Brasil, a Volvo detém 40% das vendas entre os modelos eletrificados vendidos no País. “Se pegarmos somente os modelos híbridos plug-in, aqueles que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil é um Volvo”, destaca o diretor geral João de Oliveira. Dentre todos os países que comercializam Volvo no mundo, o Brasil, juntamente com a Noruega, são os primeiros a abolirem os veículos à combustão de seu portfólio. A marca lançou seu primeiro modelo híbrido no Brasil em 2018, com o XC90 Plug-in Hybrid. A partir daí, cresceu a procura e o desejo dos consumidores por modelos eletrificados, o que motivou a Volvo a lançar cada vez mais modelos com essa motorização no País. “Esse é um movimento irreversível que estamos iniciando aqui no Brasil e se expandirá por toda a América Latina. Ainda neste ano, a Volvo no Uruguai também será totalmente eletrificada”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin America Hub.

Infraestrutura

Até o fim deste ano, serão mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e Google Maps e podem ser utilizados por veículos de qualquer marca e modelo. A Volvo também lançará uma plataforma com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras para a instalação de 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação Volvo. “Vemos que muitos prédios residenciais e comerciais têm dúvidas e dificuldades para instalar carregadores para carros híbridos e elétricos. Nosso know-how em instalações públicas nos permitirá dar essa consultoria e realizar as instalações em praticamente todos os lugares, garantindo qualidade, eficácia e proporcionando mais pontos de recarga nos locais que as pessoas mais precisam”, afirma Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Volvo Cars será totalmente elétrica até 2030

Com o compromisso de tornar-se líder no mercado de carros elétricos premium, a Volvo Cars planeja tornar-se uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030. Já em 2025, a meta é que 50% das vendas globais sejam de carros totalmente elétricos, com o restante em híbridos. A transição da empresa para se tornar um fabricante de automóveis totalmente elétricos é parte do  plano climático, que visa reduzir de forma consistente a pegada de carbono do ciclo de vida por carro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!