Na última terça (16), eu estive em Brasília para acompanhar o Atlético e as reestreias de Bernard e Junior Alonso com a camisa do Galo. Confesso que gostei muito do que vi dos dois jogadores na partida. Junior Alonso mostrou que pode ajudar e muito a organizar o setor defensivo do Galo. Alias, hoje esse tem que ser o principal objetivo de Milito, porque o Atlético não pode continuar tomando gols bobos como vem acontecendo, isso está custando muito caro ao time.
O Galo fez até agora 16 jogos no Brasileiro e tomou 25 gols. Tem a terceira pior defesa da competição. E o ataque marcou 23 gols, o que mostra um desequilíbrio no time.
Sobre Bernard, confesso que me surpreendeu. Pensei que ele, a princípio, teria dificuldades em mostrar seu futebol, afinal, estava há dois meses sem jogar. Pelo contrário, jogou fácil demais. Se movimentou bastante, deixou seus companheiros na cara do gol em pelo menos duas oportunidades e aguentou jogar até os 42 minutos do segundo tempo.
Sem dúvida alguma, Bernard é um grande reforço para o Galo neste segundo semestre. Em um jogo, já demonstrou o quanto é diferenciado e que pode ajudar e muito o Atlético, elevando consideravelmente o nível técnico do time.
A torcida agora está na expectativa de ver o time engrenar. Os reforços chegaram. Os jogadores que estavam desfalcando o time estão voltando. Milito já tem agora mais opções para montar a equipe. A justificativa do rendimento ruim devido aos desfalques acabou.
A vitória não veio contra o Juventude na terça-feira, mas deu para observar um time com mais volume de jogo, mais mobilidade e mais criatividade no meio. O Galo criou inúmeras chances de gols e só não saiu com a vitória porque pecou nas finalizações.
Isso me dá uma confiança maior no que tange à Copa Libertadores e à Copa do Brasil. Porque Brasileiro eu já disse que não acredito mais no título.
Para a Libertadores, Milito tem ainda cerca de 24 dias para acertar o time e corrigir alguns erros, até o confronto contra o San Lorenzo. Tempo suficiente para deixar o Galo pronto.
Em se tratando de Copa do Brasil, vale destacar que, enfim, a sorte sorriu para o Atlético no sorteio. O Galo pegou o CRB, que está na Série B e é tido como o adversário mais fraco entre os demais. E para melhorar a situação o Galo ainda define a classificação fazendo o jogo de volta na Arena MRV.
O Atlético é o favorito nesse confronto. Porém, favoritismo não ganha jogo. Se o time jogar tudo que sabe, respeitando o adversário, tem chances de se classificar até com facilidade.
Portanto, o Galo ainda está muito vivo em duas competições. Com a chegada dos reforços, já deu indícios que poderá, sim, brigar por esses dois títulos. E olha que ainda tem o zagueiro Lyanco e o volante Fausto Vera para estrear.