Atlético e Flamengo se enfrentam nesta quarta (3), em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro na Arena MRV. De um lado, o Flamengo, líder do campeonato, com 27 pontos e 69% de aproveitamento. O time vem de uma vitória sobre o Cruzeiro, no Maracanã, na última rodada. Do outro lado o Galo, que ocupa a 11ª colocação do campeonato, com 18 pontos, 50% de aproveitamento e vem de um empate contra o Atlético-GO, na Arena MRV.
Sem dúvida alguma, o Flamengo tem um ótimo time e um grande elenco. Mesmo sem Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela, que estão disputando a Copa América, o time tem mostrado regularidade e, nos últimos quatro jogos, conseguiu três vitórias.
Portanto, se analisarmos o momento dos dois times, o Flamengo é o favorito para esse confronto contra o Atlético. Porém, favoritismo não ganha jogo, não é mesmo ? Já vimos vários casos no futebol de times que estão passando por momentos complicados darem a volta por cima e conseguirem vitórias pouco prováveis.
Basta lembrar que, na penúltima rodada, o próprio Flamengo foi até Caxias do Sul e perdeu de virada para o Juventude por 2 a 1. O que dá uma esperança de que podemos ver o Galo conseguir também um resultado positivo contra os cariocas.
Mais alguns pontos podem deixar o torcedor atleticano mais otimista em relação a um resultado positivo contra o Flamengo. Como a questão de o jogo ser em Belo Horizonte. Com certeza, teremos casa cheia na Arena MRV e o torcedor irá apoiar o time do início ao fim. Vale lembrar que será o primeiro confronto da história entre os dois times na casa do Galo.
Outro ponto são os retornos de Fuchs, Scarpa e Vargas ao time do Galo. Jogadores experientes e importantes que, com certeza, aumentam o nível técnico do time. Scarpa inclusive, mesmo não jogando pela direita, tem tido boas atuações e tem sido muito importante no esquema de Milito.
Com o retorno desses jogadores, Milito terá condições de montar um time competitivo para enfrentar o Flamengo. Resta saber qual a estratégia ele vai adotar para essa partida, porque ele estará frente a frente com um dos favoritos ao título do campeonato, que atravessa um bom momento e que tem um ataque formado por Luiz Araújo, Pedro e Bruno Henrique.
Eu espero que Milito seja mais precavido do que corajoso nesse jogo e se preocupe mais com o setor defensivo do Atlético do que propriamente em jogar o tempo todo em cima do Flamengo, em busca da vitória. Claro que todo torcedor do Atlético quer a vitória, mas, às vezes, uma boa estratégia defensiva, até pelos desfalques do time, podem também levar a um resultado positivo.
Outro ponto de destaque do jogo será o confronto entre o atacante Pedro, artilheiro do campeonato com 6 gols, e Paulinho, vice-artilheiro, com 5. Lembrando que Paulinho é o maior artilheiro da Arena MRV, com 14 gols.
Com certeza será um grande jogo e os holofotes de todo o Brasil estarão voltados para essa partida. O tipo de partida que todo grande jogador gosta de jogar, inclusive o Hulk, que pode ser um dos grandes diferenciais do Galo.
Portanto, eu estou otimista. Fácil jamais será. Mas, se o Atlético entrar em campo com uma postura de jogar uma final de campeonato, com uma entrega total de seus jogadores, e se correr mais que o adversário, com o apoio da torcida, existe uma grande chance de conseguir uma vitória que iria impactar a mídia do eixo Rio-São Paulo e daria muita moral ao time.