O Palácio da Liberdade, uma das construções mais representativas da história de Minas Gerais e de Belo Horizonte, tem espantado aqueles que respeitam sua importância quando passam pela praça onde durante décadas esteve a sede do Executivo mineiro, pela quantidade de placas colocadas na sua fachada, anunciando o novo metrô de BH. O Novo é uma legenda que prima pela inovação, especialmente na propaganda que cria dos atos administrativos dos quais participa, mas não ficou claro para boa parte da população se naquele prédio tão especial da Praça da Liberdade será construída uma estação do novo metrô, recentemente privatizado, para o que, embora sendo uma estatal herdada por Minas Gerais da União, muito colaborou o governo do Estado e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O apronto do Palácio da Liberdade, ao que parece, está anunciando a obra que possibilitará a ligação da estação de Nova Suíça com o Barreiro, com 10,4 km, em BH, com início previsto em setembro próximo, devendo consumir entre quatro e cinco anos. Um pouco mais ousado, o Estado de São Paulo lançou nesta quarta-feira (29) um programa de construção de 890 km de linhas de trem e metrô na rede estadual. O projeto, composto de 13 frentes de construção, foi batizado como "São Paulo nos Trilhos".