Saúde

“A pergunta que não quer calar”

Afinal: Zema está com dengue? Ou alguém vai dizer, ao estilo Bolsonaro, que é apenas uma “virosezinha

Por Luiz Tito
Publicado em 12 de abril de 2024 | 12:47
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema foi picado pela mosca, agora da dengue. Infelizmente para ele, e muito mais infelizmente ainda para todos os demais pacientes, especialmente para os menos favorecidos, que estão amargando a dor nas macas espalhadas pelos corredores dos hospitais públicos da Fhemig, das UPAs, do Hospital Governador Israel Pinheiro (do Ipsemg), onde a diretoria está priorizando a instalação de câmeras de reconhecimento facial em vez de abrir andares fechados pela incontestável incompetência de não admitir pessoal, comprar equipamentos, cobrar da Secretaria da Fazenda os repasses das contribuições retidas dos servidores e não recolhidas ao caixa do Ipsemg e do IPSM, o dos servidores da PMMG e bombeiros militares.

Uma hora boa para colocar no arquivo do sistema de reconhecimento facial o rosto do governador Zema, do vice Professor Mateus, dos secretários de Estado da Fazenda, da Saúde, dos diretores do Ipsemg, do IPSM e do Hospital Governador Israel Pinheiro. E uma sirene, para quando estiverem visitando o local, serem recebidos pelos servidores dos locais e pelos familiares dos doentes. A imprensa tem denunciado com frequência que em 2023 houve significativa redução de investimentos por parte do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde de MG no Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde.

A imprensa tem denunciado com frequência que, em 2023, houve significativa redução de investimentos por parte do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde de MG no Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. Descemos de R$ 123,2 milhões em 2021 para R$ 64,4 milhões em 2023, conforme matéria de O TEMPO, publicada em 21 de fevereiro de 2024, assinada pelos repórteres Lucas Gomes e Rayllan Oliveira. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, as prefeituras do interior de Minas retiveram em caixa recursos que não foram aplicados. Os municípios alegam que estão estrangulados. Quem está mentindo e debochando do sofrimento da população, que sofre e em muitos casos morre sem assistência? Afinal: Zema está com dengue? Ou alguém vai dizer, estilo Bolsonaro, que é apenas uma virosezinha???

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!