Déficit

Descarrilou?

Apesar da propaganda do governo sobre Minas nos trilhos, Estado tem dificuldades de pagar as despesas

Por Luiz Tito
Publicado em 28 de abril de 2024 | 14:40
 
 
 
normal

O governador do Estado, Romeu Zema (Novo), e seus secretários de Fazenda e de Planejamento têm dito que a grande obra desses quase sete anos de mandato foi colocar Minas nos trilhos. Levantamento recente feito pela Firjan, aliás, bom que se reconheça, muito bem elaborado, mostrou que de todos os Estados brasileiros, somente São Paulo, Amapá, Espírito Santo e Mato Grosso não engrossarão o total de R$ 29,3 bilhões que representam o déficit fiscal em todo país.

Minas é o segundo Estado na lista das unidades da Federação que não conseguirão pagar, com suas receitas, as suas despesas. Vem atrás apenas do descontrole do Rio de Janeiro. O déficit de Minas previsto nas contas de 2024 é de R$ 4,2 bilhões, representando 14,3% do total de todo déficit nacional.

Não seria o caso de se rever o que muitos economistas independentes chamam de generosa - a política de incentivos fiscais e de benefícios dados a muitos setores que aqui são contemplados?

Há um balanço sobre o que recebem e o que deixam economicamente e socialmente para Minas esses setores agraciados? Algum deputado se apresenta para promover esse levantamento?

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!