Tristes Trópicos Glaciais
Apenas pra ninguém dizer que não falamos das urtigas. Corrupção e incompetência desenfreadas e repetidas arrasam a Economia de um país; torturam e matam seu povo. Deve ser horrível morar em outro país onde seus algozes são aqueles que deveriam protegê-lo contra ameaças internas e externas. Tristes são o país e uma população que, impotentes, precisam da ajuda do “Xerife do Mundo”, para não morrer.
História e Cultura
Dia 15 de agosto, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais - IHGMG celebrou seus 118 anos em solenidade em sua sede. Mais de 350 pessoas presentes para aplaudir a data e a posse da nova diretoria (2025/2028), sob a presidência de Antônio Marcos Nohmi. Um momento de celebração da história, da cultura e do futuro da Casa de João Pinheiro.
Cultura e Futuro
Entre os ilustres presentes, o procurador-geral de Justiça de MG, Paulo de Tarso; o desembargador e associado do IHGMG, representando o presidente do TJMG, Doorgal Andrada; o presidente da Assembleia Legislativa de MG, deputado Tadeu Leite; o ministro do STJ, Afrânio Vilela e o ex-governador de Minas, associado e orador do IHGMG, Eduardo Azeredo.
Parque desbravador
Dia 12, a PHV URB, empresa de urbanização do Grupo PHV, apresentou ao mercado o “Parque dos Bandeirantes”, projeto urbanístico que integra Betim, Contagem e Belo Horizonte. Uma das maiores e mais estratégicas áreas planejadas de Minas, o empreendimento mora na tríade do desenvolvimento econômico do estado.
Parque inovador
E conta com 911 mil m² de área total, conectando a Via Expressa de Contagem à rodovia Fernão Dias por meio da “Via das Indústrias”. O “Parque dos Bandeirantes” será um polo multifuncional, planejado para atrair diferentes perfis de negócios e responder à crescente demanda por moradia, consumo e logística na região.
Parque promissor
O “Parque dos Bandeirantes” é parceria entre a Fernão Dias Participações e a PHV URB, com coordenação de vendas da CIA Multiplataforma Imobiliária. O urbanismo e a arquitetura levam a assinatura da TopGeo e da Dávila, que somaram a logística privilegiada à criação de um espaço funcional e, principalmente, humanizado.
Tropas de Minas
Até dia 30, o “2º Festival Tropeiro Mineiro”. 31 bares e restaurantes apresentam versões de um dos pratos mais emblemáticos da culinária brasileira, acompanhadas de drinques preparados com a cachaça mineira Jeceaba. As criações serão avaliadas pelo público, por um júri técnico e a programação se encerra dia 6 de setembro, com festa na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.
Tropas do sabor
A expectativa é atrair não apenas amantes da boa comida, mas também curiosos pela história do tropeirismo e pela fusão de sabores que moldaram a gastronomia brasileira. O evento busca preservar conhecimentos que atravessam séculos, segundo a coordenadora do evento, Miriam Cerutti.
Tropas da tradição
“Os participantes do festival poderão contar essa história de maneira reinventada através do prato que irão criar, resgatando técnicas culinárias tradicionais. Através das origens do tropeiro, buscamos inspirar a criatividade e fomentar a diversidade gastronômica”, diz Cerutti.
Feira quentinha
A “Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas” volta, em edição extra, no BeFly Minascentro, até dia 23. Depois de atrair cerca de 160 mil visitantes nas duas edições de 2025 e receber muitos pedidos de prorrogação da última, em julho, os organizadores decidiram fazer uma terceira edição.
Feira providencial
A extensão da feira em julho não foi possível por conta da agenda cheia do Minascentro, segundo Dayhana Nicoletti, organizadora do evento. “A ideia do ‘Outlet da Feira de Malhas’ surgiu como para atender a quem queria voltar e quem não conseguiu visitar. Temos peças com descontos e condições de pagamento facilitadas”, explica Dayhana.
Curtas & Finas
*Com mais de 1.060 inscritos, o “1º Festival de Cinema de Contagem” estreia de forma grandiosa, com homenagem ao cineasta Affonso Uchôa.
Uchôa é o diretor dos premiados, “A Vizinhança do Tigre” e codiretor de “Arábia”.
O evento contará com duas mostras competitivas. “Brasil em Foco” e “Contagem é Cinema”.
As exibições de curtas-metragens de ficção, documentário e experimental acontecem dias 22, 23 e 24 no CEU das Artes Ressaca, Arvoredo.
*Dia 3 de setembro, das 9h às 11, “Reunião Presencial – Conselho de Presidentes”, com o tema “ESG – O Voluntariado nas Empresas em Causas Sociais”.
Estímulo ao engajamento das pessoas e fortalecimento do propósito da empresa.
Apresentação de Cledorvino Belini, presidente da ACMinas e da Organização Social, “Minas pela Paz”.
*Convite do editor-executivo da “Revista Justiça & Cidadania”, Tiago Santos Salles, para o programa “Conversa com o Judiciário”.
Desde seu lançamento, em 2012, o projeto já realizou mais de 200 encontros no Brasil e no exterior.
Debates entre magistrados, juristas e a sociedade civil sobre questões de relevante impacto social e econômico.
O encontro ocorrerá sob a temática “O Direito Privado sob a ótica do STJ e do TJMG”, dia 25, com coquetel, às 17h.
Tudo no Hotel Fasano Belo Horizonte, seguido de jantar de confraternização.